Pesquisar

Canais

Serviços

Gustavo Carneiro/Grupo Folha
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Apartamento também pode!

Especialistas ensinam como fazer a própria horta em casa

Lucas Catanho - Especial para a FOLHA
30 out 2021 às 17:11
Continua depois da publicidade

Criar uma horta em casa parece uma tarefa simples, mas para que as plantas se desenvolvam de maneira satisfatória é preciso estar atento a uma série de cuidados, como tipo de espécie para o espaço disponível, além de fertilização e oferta de água adequadas.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Vanessa Reinhartm, técnica do Departamento Técnico do Sistema Faep/Senar-PR, explica que a disponibilidade de tempo é um dos fatores imprescindíveis para que a horta seja bem-sucedida, já que as plantas necessitam de uma série de cuidados para se desenvolverem de forma apropriada. 

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


“O espaço pode ser variável, de acordo com a intenção e espécie de produção, podendo ser utilizados os mais diversos tipos de recipientes possíveis. Quanto ao ambiente, é necessário que haja uma boa insolação, pois a maioria das hortaliças e ervas necessita de sol para o seu pleno desenvolvimento”, destaca.


A técnica acrescenta que a rega deve ser adequada com as necessidades da espécie. “A maioria não tolera encharcamento do solo, ou muitos dias em déficit hídrico. Quanto à nutrição, podem ser utilizados tanto preparados de resíduos orgânicos, quanto fertilizantes prontos, adquiridos em lojas especializadas.”


Apartamento

Continua depois da publicidade


Para pessoas que moram em apartamento, as espécies mais indicadas são ervas condimentares e medicinais, que podem ser utilizadas para temperos e chás, pois se adaptam a pequenos espaços e são utilizadas em menor quantidade. 


Outra opção são as hortaliças folhosas. “Todas as plantas precisam de luminosidade para serem cultivadas, para realizar a fotossíntese. O que acontece é que algumas toleram uma incidência luminosa menor, como por exemplo hortelã, menta, rúcula, espinafre, entre outras. Quanto aos ambientes ensolarados, praticamente todas as plantas irão se adaptar, porém é necessário estar atento ao fornecimento de água, pois quanto mais sol, mais rápido o solo/substrato irá secar”, ensina.


Na hora de fazer uma horta improvisada, podem ser utilizados como recipientes potes, vasos, floreiras, latas ou mesmo canos de PVC cortados na transversal.


Veja mais dicas sobre irrigação, adubação e combate a pragas na FOLHA

Continue lendo