Notícias

Armários planejados facilitam o dia a dia dos moradores

21 out 2013 às 11:31

Os armários, sem sombra de dúvida, são aliados da boa organização. Nada como olhar para um guarda-roupas ou closet pela manhã e conseguir visualizar tudo o que precisa na hora de se vestir. Os modulares, pré-moldados ou sob medida, facilitam a vida também nas tarefas da cozinha, home office, banheiro, sala e até no home theater. "Nichos bem definidos facilitam a organização, tirando aquela sensação desagradável de bagunça e desordem", explica a arquiteta Vanessa Trad.


Em cozinhas pequenas, a presença de armários planejados é essencial para aproveitar todos os cantos do cômodo


Uma coisa é certa, os armários planejados são esteticamente elegantes, confortáveis, dão ao ambiente uma cara mais clean e ampliam os ambientes, pois, se encaixam de forma proporcional. "Ao planejar móveis sob medida temos que pensá-los em todo o contexto do ambiente, variando os elementos com projeção. Ou seja, se você tem um armário de madeira, o ideal não é colocar uma porta do mesmo material, há outras opções como espelhadas, leitosas ou com vidros chamados de refletores, que têm uma transparência e podem ser nas cores bege e preta. Também é necessário pensar o que será guardado e em qual quantidade", ressalta Vanessa.


No quarto, um armário sob medida tem que ter, basicamente, sapateira, prateleiras, varão, espaço para roupa comprida, maleiros e gavetas. "Todos esses elementos são importantes, porém há hoje diversas opções diferenciadas, que podem ser utilizadas em armários de quartos grandes ou closet, como gavetas com divisórias para gravatas ou bijuterias. Tem gaveta com chave para guardar jóias ou objetos de valor, cofres embutidos com fundos falsos, entre outros", explica.


Reprodução

Os armários planejados podem ser usados em diversos ambientes, são práticos, bonitos e otimizam o espaço


Segundo a arquiteta, móveis planejados também podem estar nos escritórios como armários, gaveteiros e porta-arquivos. Para quem trabalha com muitas pastas e papéis, Vanessa recomenda portas de vidros, que facilitam a visualização do que tem dentro, sem precisar abrir as portas a toda hora.


No home theater, o projeto depende dos equipamentos, pois pode ter apenas um aparador com um painel de TV, ou para quem tem muito espaço, prateleiras para CD, DVD e gavetas para controles remotos. Além disso, há como projetar detalhes mais modernos, como telão, videogame, entre outros.

Mas, uma dúvida é sempre frequente para quem quer aproveitar bem o espaço com um armário planejado: será melhor comprar um pré-moldado ou contratar o marceneiro? "Existe a diferença de preço e de mão de obra. Quando os móveis modulares são comprados em uma boa empresa de planejados, vai custar muito mais que no marceneiro, porém com tecnologias que alguns profissionais não conseguiriam desenvolver, com peças importadas. Além disso, a loja dá uma garantia de dez anos e assistência técnica. Porém, quando falamos de marceneiro existem vários níveis, os que cobram menos e fazem coisas mais simples, com ferragens mais fáceis; e os profissionais que usam equipamentos de primeira. Hoje há diversas empresas de pré-moldados, e, pesquisando, é possível encontrar um bom preço", aconselha Vanessa.


Continue lendo