Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Qual escolher?

Cerâmica x Porcelanato: entenda as diferenças entre esses revestimentos

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 nov 2020 às 16:33
- Carlos Piratininga
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A escolha entre as opções do mundo cerâmico desperta muitas dúvidas na hora de reformar ou construir um imóvel, no entanto, o porcelanato figura na lista dos mais bem cotados no momento. O motivo vai além da beleza e possibilidade de estampas e formatos, já que o material tem grande durabilidade e resistência. A arquiteta Cristiane Schiavoni, fã assumida desse revestimento, explica as principais diferenças entre o porcelanato e a cerâmica.


Embora bem semelhantes, ambos têm diferenças já em sua fabricação. Segundo especialistas da marca Incepa, a cerâmica convencional reúne argila e alguns minerais, enquanto o porcelanato é um misto de porcelana e materiais mais nobres. A temperatura de queima das duas matérias-primas também é díspar: a queima mais alta do porcelanato dá mais resistência mecânica e química à peça, além de baixa porosidade. "Em resumo, isso faz do porcelanato uma peça muito resistente ao risco, desgaste e ao ataque químico”, comenta Cristiane.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Há quem acredite que a principal diferença está na borda retificada de porcelanato, que permite usar o rejunte fininho, quase inexistente. "Porém, muita gente não sabe que também podemos ter cerâmica retificada, assim como há o porcelanato com a borda arredondada, que a gente chama de bolde. Por isso, a olho nu, às vezes, realmente é difícil distinguir um produto do outro”, continua a arquiteta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Carlos Piratininga
Carlos Piratininga - Versátil, o porcelanato marca presente em todo o apartamento, inclusive na bancada deste lavabo idealizado pela arquiteta Cristiane Schiavoni
Versátil, o porcelanato marca presente em todo o apartamento, inclusive na bancada deste lavabo idealizado pela arquiteta Cristiane Schiavoni


Conhecido dos brasileiros desde os anos 1990, o porcelanato não para de ganhar espaço nos lares. Outra diferença importante é a questão da impermeabilidade, já que o porcelanato é quase impermeável, o que traz algumas vantagens para a obra, dependendo da situação que ele vai ser utilizado. Segundo a marca Incepa, um bom índice para perceber a porosidade de uma peça é a medição de sua absorção de água. Os porcelanatos são os revestimentos que menos absorvem água de todo mercado, com um índice de menos de 0,5%. Em comparação, revestimentos Grés absorvem de 0,5 a 3%; semi-porosos, por sua vez, de 3 a 6%. Os revestimentos de parede, classificados como porosos, superam 10% de absorção de água.

Publicidade


Porcelanato técnico e esmaltado
Se a ideia é optar pelo porcelanato, vale diferenciar o técnico do esmaltado. Os técnicos possuem superfície polida ou natural e são pouco porosos, contendo um índice de absorção máximo de 0,1%, enquanto o esmaltado tem um índice máximo de 0,5%. O porcelanato técnico ainda tem uma composição especial, para que a massa porcelânica esteja em sua superfície, conferindo altíssima resistência mecânica, a riscos e abrasão.


Carlos Piratininga
Carlos Piratininga - Sala e varanda integradas neste projeto de Cristiane Schiavoni receberam placas de porcelanato de grande formato, de 1,20 m x 0,60 m.
Sala e varanda integradas neste projeto de Cristiane Schiavoni receberam placas de porcelanato de grande formato, de 1,20 m x 0,60 m.


Já os porcelanatos esmaltados vêm com uma camada de esmalte em sua fabricação, oferecendo mais brilho à peça, além de um toque acetinado ou áspero. Essa característica permite desenvolver uma infinidade de cores e decorações nas peças, que ficam um pouco mais porosas que os porcelanatos técnicos. Tornam-se indicadas para parede e pisos, desde que sejam observadas as indicações de uso, que levam em consideração, entre outros itens, como a quantidade de pessoas em circulação ou o ambiente ser seco ou molhado.


Com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, em especial da impressão digital em HD, os porcelanatos só aprimoraram o visual cada vez mais idêntico ao de pedras, madeiras, tijolos e outros elementos naturais. "Antes, muita gente acabava apostando no revestimento para áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. Mas hoje, é uma opção imbatível também para livings, quartos e varandas”, aponta Cristiane. "O calor e o toque da madeira ainda são insubstituíveis, mas o porcelanato chega bem perto, com maior facilidade de limpeza e resistência a manchas, por exemplo”, continua.

Segunda a arquiteta, o porcelanato é muito versátil e traz infinitas possibilidades. "Os grandes formatos ganharam as bancadas, em usos que antes a gente não conseguia porque as peças eram pequenas e havia muitas emendas. Uso muito em cozinha, banheiro, lavanderia e até mobiliário”, enumera Cristiane Schiavoni. O porcelanato tem uma resistência muito grande, portanto é bem-vindo em piso e parede, desde que sigam as normas técnicas. Já a cerâmica precisa ser analisada pela sua graduação: PI1, PI2, PI3, até o 5. É preciso fazer uma avaliação de onde você vai usar o revestimento, pois numa piscina, por exemplo, onde o atrito é zero, não é contraindicada a cerâmica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade