Notícias

Dicas para decorar um banheiro pequeno e deixá-lo prático e confortável

14 dez 2016 às 16:22

Antigamente, banheiro pequeno era sinônimo de aperto, pouca iluminação e sem vez para uma decoração com design e estilo. Porém, com casas e apartamentos cada vez menores, no qual a sala de banho é o cômodo que mais sofre com a falta de espaço, as empresas tiveram que se adaptar para oferecer produtos que caibam em locais com pouca metragem, mas sem perder a beleza.

Para quem possui um imóvel que possui um banheiro pequeno, aqui vão algumas dicas de como
transformar o espaço em um ambiente prático e confortável para ser usado no dia-a-dia. Confira abaixo!


Escolha das cores


O primeiro passo na hora de decorar o banheiro é escolher as cores que serão usadas no ambiente. De acordo com a arquiteta, para quem deseja seguir as tendências de tonalidades, o ideal é sempre utilizá-las em objetos de decoração, como toalhas, porta sabonetes e escovas de dentes e lixeiras.


"Quando o espaço é muito pequeno, as cores claras devem predominar nas paredes. Elas trazem uma proposta de leveza e proporcionam uma sensação de amplitude ao local", conta Elaine.


Além disso, mesmo utilizando as cores fortes apenas em pequenos itens, a profissional alerta, "Todo cuidado é pouco para não deixar o local sobrecarregado. Menos é mais, sempre".


Cubas


Hoje em dia o mercado oferece diversos tipos de cubas para banheiros, mas na hora de efetuar a compra, outros quesitos além do design precisam ser levados em consideração.


De acordo com Elaine, a primeira coisa a ser analisada é o espaço que se tem no banheiro. "Para cômodos pequenos, as mais indicadas são as redondas. Elas costumam ser menores e se adequam perfeitamente a qualquer tipo de pia", revela.


Outro ponto a ser considerado é em relação ao uso do item. A arquiteta conta que os banheiros que são utilizados por toda a família, onde o fluxo de pessoas é intenso, o ideal é que a cuba tenha o caimento natural para o ralo, pois são mais práticas e fáceis de limpar. Já se for para um lavabo, deve-se apostar em produtos que possuem um design sofisticado e que trarão um
toque diferenciado ao espaço.


Boxes


O box é um dos itens mais importantes na hora de compor a decoração do banheiro. Além de funcional, se escolhido da forma correta, o produto pode mudar totalmente o visual do ambiente.


Segundo o gerente de planejamento da Ideia Glass, Érico Miguel, o primeiro ponto a ser analisado ao optar por um modelo de box, é saber exatamente qual a metragem disponível para a instalação. Isso porque o item precisa estar com pelo menos 60 cm de distância da pia e vaso sanitário para manter uma boa circulação e conforto na hora de entrar e sair do banho.


"Essa distância não é uma regra que deve ser seguida obrigatoriamente, porém, uma vez que
não respeitada, ao sair do box, o morador sempre irá encostar ou se esbarrar nos outros produtos do banheiro", conta.

Iluminação

Por último, mas não menos importante, é preciso muito cuidado com a iluminação do local. Elaine comenta que os cômodos pequenos necessitam de bastante luminosidade, seja natural ou artificial. "O uso de luz dá a sensação de amplitude e conforto ao espaço, garantindo um banheiro clean e com um visual agradável", conta a arquiteta.


Continue lendo