Notícias

Etapas para garantir o acabamento perfeito da pintura

23 ago 2017 às 10:03

A campanha Mais Cor Para Sua Vida, ligada ao Sitivesp (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo), incentiva o uso de cores para preservar a beleza do imóvel. Mas, antes de colorir a parede, é necessário conhecer alguns passos fundamentais para garantir um melhor acabamento. Para isso, entrevistamos alguns especialistas da área.

Para garantir um acabamento perfeito na pintura é importante ter conhecimento sobre a preparação da superfície. As etapas executadas na parede antes desta receber a tinta são fundamentais para valorizar a cor e até mesmo economizar produto.


Segundo Antônio Oliveira, gerente técnico da Universo Tintas, toda superfície deve estar firme, limpa e seca, ou seja, sem poeira, gordura ou qualquer outro tipo de resíduo. De acordo com o especialista, a preparação vai depender do ambiente a ser pintado. "Ambientes internos, classificados como áreas secas (salas, quartos, corredores), requerem produtos mais básicos e baratos, como selador econômico, massa corrida (PVA) e acabamento standard ou econômico. Já as áreas molhadas (cozinha e banheiros), é necessário utilizar produtos mais resistentes como massa acrílica e acabamento premium. "A preparação cuidadosa d a superfície é princípio fundamental para que a pintura tenha uma maior durabilidade", explica o profissional.


A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece aos fabricantes de tinta a produção de três categorias de produto: Econômica, Standard e Premium. Entenda as diferenças entre elas:


Econômica - é um produto apenas para superfícies internas, devido a sua menor resistência às intempéries. Em contrapartida, é um produto com menor custo. A sua durabilidade é geralmente de até 2 anos, possuindo acabamento fosco e fórmula normatizada.


Standard - É indicada para superfícies internas e externas e o seu diferencial é o rendimento. Normalmente tem proteção contra umidade e mofo. A durabilidade é de até 3 anos em áreas internas e 2 anos quando aplicado externamente.


Premium - Também é indicada para superfícies internas e externas, mas possui melhor poder de cobertura e maior variedade de acabamentos, podendo ser fosco, acetinado e semibrilho. É um produto lavável e geralmente tem uma durabilidade de até 5 anos em superfícies internas e 4 anos em ambientes externos.


Toda a superfície com o passar do tempo sofre algum tipo de desgaste, seja pelo uso, pela ação do tempo ou pela qualidade dos materiais ali empregados. De acordo com a superfície ou substrato, deve-se seguir as seguintes etapas:


Alvenaria: Inicialmente para um reboco novo, deve-se aguardar a cura (secagem) por 28 dias no mínimo. Lixar e remover todas as partículas soltas (pó). Utilizar seladores, massas e tinta com o uso de ferramentas adequadas, observando as recomendações de cada fabricante.
Madeira: Esta deverá estar seca, livre de partículas soltas e devidamente lixada e sem a presença de materiais estranhos ou contaminantes que prejudiquem o desempenho da pintura.
Metais: Avaliar suas características (metais ferrosos e não ferrosos), pois para cada tipo se faz necessário um tratamento específico antes da pintura final. Em ambos os casos é necessário realizar um bom lixamento, remoção total de qualquer contaminante existente, aplicar o primer adequado antes da pintura final.


A IMPORTÂNCIA DO LIXAMENTO


O processo de lixamento é muito importante, pois é ele que define a qualidade da pintura, visto que uma parede mal lixada pode não ter aderência da tinta, apresentando imperfeições nítidas.

De acordo com Giovana Tavares, coordenadora de marketing da Lixas Tatu, o lixamento deve ser realizado desde o reboco até o acabamento onde inclui parede nova e repintura. O que diferencia cada etapa é a variedade da lixa utilizada e a Grana (graduações) da mesma para cada tipo de situação.


Continue lendo