Notícias

Faça você mesmo: dicas para pintar a casa sem ajuda profissional

16 ago 2016 às 10:24

Uma nova pintura pode transformar os ambientes da casa. Cada tonalidade pode proporcionar uma sensação diferente, como tranqüilidade, frescor ou aconchego. As facilidades de manuseio e utilização das tintas estimulam a prática da bricolagem. Para auxiliar os consumidores que desejam economizar e ainda serem responsáveis pela transformação do lar, o arquiteto César Augusto Pasquini, da Telhanorte, orienta quais acessórios, além da tinta, devem utilizados.

O profissional lembra que, antes de iniciar, a segurança deve ser lembrada. Utilizar itens como óculos, máscara e luvas protegem, evitam respingos nos olhos ou a inalação de poeira. Proteger o piso e os móveis também é parte importante antes de iniciar o trabalho com a pintura. "O protetor Salva Piso, a lona e a fita adesiva impedem a transferência da tinta para o chão, móveis e batentes de portas e janelas", diz César.


Para a parede receber a tinta, é necessário que as imperfeições estejam corrigidas e as paredes niveladas. "Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida pode ser utilizada. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é utilizar a massa acrílica", aconselha o arquiteto.


Para aplicar a massa, uma espátula pode ser utilizada. Após a aplicação e a secagem da massa, utiliza-se uma lixa para afinar o acabamento. Para a pintura, há outros acessórios que são necessários, como o mexedor, a bandeja e o rolo. "Utilize o mexedor assim que abrir a lata de tinta para deixá-la homogênea. Em seguida, despeje a tinta no fundo da bandeja. Na bandeja, é necessário retirar o excesso de tinta do rolo, evitando manchas na parede", explica Pasquini.


Com relação ao rolos e trinchas, que são mais conhecidas como pincéis, existem diversidades de modelos e tamanhos. Os rolos, por exemplo, podem ser sintéticos, de lã ou de lã mistas. Já as trinchas são utilizadas nos acabamentos mais finos, como rodapés ou contorno de teto.


E como calcular a quantidade de tinta para o ambiente?


Definir a quantidade de tinta para o ambiente, sem desperdiçar ou sem a necessidade de retornar à loja para comprar mais uma unidade não é tarefa fácil. Por isso, existe o aplicativo Cálculo de Tintas, disponível no site da Telhanorte, que é compatível com Android e IOS. A especificação é feita por meio da metragem do espaço e do detalhamento da tinta que será empregada na superfície. Para calcular acesse o site oficial.

Seguindo as dicas, é possível pintar facilmente as paredes da casa e o melhor: economizando.


Continue lendo