Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Fachada sem manutenção pode render multa ao condomínio

Renato Fontes - Folhapress
09 dez 2021 às 00:00
- Vladimir Kudinov/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Valor da penalidade pode chegar a mais de R$ 6.000, que deve ser rateada entre os moradores


A falta de manutenção da fachada deve ser levada a sério em São Paulo. Caso contrário, o condomínio poderá ser multado em mais de R$ 6.000, dependendo do tamanho da área.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A lei municipal 10.518/88 obriga prédios (residenciais ou comerciais) a lavar ou pintar as fachadas a cada cinco anos. Se identificada más condições, a prefeitura intima a administração do prédio e dá o prazo de 15 dias para que seja realizado o reparo. Se mesmo assim o serviço não for feito, o edifício será multado. Até o síndico poderá ser responsabilizado em caso de acidentes provocados por fachadas mal conservadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Levantamento feito pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, gestão Ricardo Nunes (MDB), mostrou que entre abril de 2020 e abril de 2021 foram aplicadas 19 intimações na capital, mas nenhuma multa.

Publicidade


Tania Goldkorn é síndica profissional há dez anos. A empresa em que ela trabalha administra 15 condomínios na capital. No momento, duas unidades passam por reparos. "Prédios com péssima aparência causam impressão de abandono", afirma a profissional.


Bruno Cordeiro, CEO da administradora digital de condomínios Condofy, vai além: "pode haver desvalorização do imóvel ou até mesmo um acidente fatal". Cordeiro acrescenta que prédios com fachadas de vidro, comuns em edifícios comerciais, precisam de limpeza mais frequente, em geral a cada três meses.

Publicidade


Em caso de acidentes ocasionados por má conservação da fachada, o edifício será responsabilizado judicialmente. "O condomínio deverá arcar com todos os custos decorrentes do acidente, sendo o valor rateado entre os condôminos", explicou Daniela Araujo Espurio, advogada especializada em Direito Imobiliário.


Para que não haja dor de cabeça no futuro, o síndico deve convocar uma assembleia com os condôminos para decidir como será feita a reforma. Nela, devem ser apresentados os problemas estruturais, orçamentos para os reparos e principalmente as formas de pagamento, pois todos devem contribuir financeiramente com a reforma.


Já a empresa que for contratada deve contar com profissionais treinados para realizar todos os procedimentos com segurança, tanto para os condôminos quanto para a vizinhança. Além disso, deve respeitar as normas de horário de serviço estabelecidas pelo regimento interno do condomínio.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade