Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Crise econômica

Lançamentos devem aumentar vacância de imóvel corporativo

Folhapress - Fernanda Brigatti
15 mar 2021 às 10:02
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A taxa de vacância dos imóveis comerciais de alto padrão em São Paulo fechou 2020 em alta e deve subir ainda mais a partir do segundo trimestre, quando entrarão no mercado mais 130 mil metros quadrados em lajes de escritórios.
O percentual de espaços vagos está entre 17,2% e 22,4%, dependendo da consultoria. De 16,1% no último trimestre de 2019, a Newmark projeta que a vacância em São Paulo tenha chegado a 20,8% ao fim do ano passado.
O cálculo considera um estoque de 4,89 milhões de metros quadrados, entre imóveis premium (os triple A, no jargão do mercado) nas regiões mais cobiçadas, como o eixo Berrini-Chucri Zaidan e a Faria Lima, e os demais padrões.
Nos cálculos da consultoria Buildings, a taxa de vacância desses imóveis em São Paulo está em 17,2%. O estoque total de edifícios corporativos na capital paulista chega a 11,2 milhões de metros quadrados, distribuídos em 1.560 prédios. Desses, apenas 247 são considerados de alto padrão. Para a JLL, ficou em 22,4%.
A adoção do home office e a crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19 foram fatores de pressão sobre o índice de espaços vagos, mas não os únicos. A oferta também cresceu em 2020, ao mesmo tempo que as firmas entregavam espaços ou desaceleravam contratações.
Relatório da Newmark sobre resultado do mercado no ano passado aponta a possibilidade de a crise sanitária ter dado início a uma "fase de transformação das ocupações".
Mariana Hanania, diretora de pesquisa e inteligência de mercado da Newmark, afirma que a taxa responde a uma combinação de fatores.
"O peso maior foi a entrega de estoque novo. Foram 211 mil metros quadrados, volume alinhando à média histórica, em um ano em que a demanda deu uma arrefecida", diz Mariana.
No quatro trimestre, a absorção líquida do mercado de escritórios –uma espécie de saldo entre o que estava disponível e o que acabou sendo ocupado– ficou negativa em 5.000 metros quadrados. No ano, o saldo negativo foi de 46 mil metros quadrados.
A absorção bruta, ou seja, o total de espaços que acabaram negociados, ficou em 226 mil metros quadrados em 2020. Para Mariana, da Newmark, o resultado mostra que as negociações continuaram acontecendo, mesmo que em um ritmo menor ante as devoluções.
"Nós vimos uma remodelação das ocupações das empresas. O volume de devoluções de imóveis foi significativo, mas a maioria veio de empresas que continuaram nos endereços e entregaram andares ociosos."
De acordo com a JLL, 52,8 mil metros quadrados foram devolvidos pelas empresas no último trimestre do ano. O setor financeiro respondeu por 30% desse resultado. Em seu relatório, a consultoria imobiliária diz que, apesar do saldo negativo, regiões como Faria Lima, Paulista e Chácara Santo Antônio terminaram o ano com ganho em área ocupada.
A Buildings também destaca a região da Faria Lima como uma das que tiveram aumento na absorção líquida em 2020. De 1,257 milhão de metros quadrados ocupados no primeiro trimestre, em todos os padrões, a região fechou o ano com 1,273 milhão de metros quadrados.
No mercado de imóveis comerciais, as zonas tradicionalmente voltadas a prédios corporativos, como Berrini, Faria Lima e Vila Olímpia, são chamadas de regiões primárias premium.
Nessas áreas, apesar de as devoluções terem crescido no ano passado, a oferta de prédios de alto padrão, os classe AAA (os triple A), ainda é considerada baixa. Deve subir a partir das entregas previstas ainda para este semestre.
O empreendimento com maior potencial de ampliação da oferta de alto padrão é o EZ Parque da Cidade, no eixo Berrini-Chucri Zaidan.
Duas torres corporativas têm entrega prevista ainda para o primeiro trimestre. Juntas, elas acrescentam 83,1 mil metros quadrados ao estoque da região.
Na mesma área e também para o primeiro trimestre estão previstas as entregas do Icon Berrini, com 9.900 metros quadrados, e o Bacaetava Plaza, com 7.483.
O possível avanço na taxa de vacância na região não tem arrefecido negociações. Em janeiro, a BR Properties, que administra um portfólio de imóveis comerciais, fechou a compra da Torre Paineira, no complexo do Parque da Cidade, e mais 30% da Torre Jatobá, em uma negociação de R$ 832,5 milhões.
Em dezembro, já havia pago R$ 664,9 milhões pela Torre Aroeira. Em sua apresentação de resultados do quarto trimestre, a empresa informou seus acionistas de que 41% da área bruta local já está com reserva. Ao todo, a BR Properties tem 101.865 metros quadrados no complexo Parque da Cidade.
Com a piora no quadro da pandemia, e o retorno das empresas ao home office total, talvez fosse de esperar um novo recuo nas negociações de escritórios. Para Mariana, da Newmark, porém, o pior das devoluções já passou. As condições atuais obrigaram uma pausa nos planos.
Ela considera importante observar as movimentações do mercado quando todos os novos prédios estiverem disponíveis.
Em relação a 2016, período intenso de devoluções de lajes, a consultora afirma que a crise atual não eliminou a demanda. Os negócios foram apenas pausados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade