Pesquisar

Canais

Serviços

Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Pra facilitar a rotina

Dicas de organização para o ambiente de home office

Victória Vischi - Estagiária*
12 mar 2021 às 15:34
Continua depois da publicidade

No ano passado, com a pandemia, muitas pessoas passaram do trabalho presencial para o home office sem planejamento prévio de um ambiente de trabalho no espaço doméstico. Ainda que muitas profissões já tenham voltado para o trabalho presencial, tiveram aquelas vagas que se tornaram permanentemente home office e as que ainda estão esperando que as condições melhorem para voltar ao trabalho presencial.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Nessa situação muita gente tem investido em melhorias ou montado um ambiente próprio para trabalho em casa. Para garantir a produtividade, é importante investir também na organização desses espaços, para que a bagunça não seja um empecilho na hora de trabalhar.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Para ajudar nessa tarefa separamos algumas dicas de organização. Confira!


Cabos de energia



Computador, luminária, internet, extensão, carregadores. O espaço em baixo da mesa do home office pode se tornar uma bagunça de cabos de energia. Uma ideia de organização para isso é a de instalar prateleiras ou cestas na parte de baixo da mesa, e deixar os fios em cima desse suporte ao invés de espalhados pelo chão.


Documentos



Papéis que você não pode jogar fora se acumulam facilmente e isso pode se tornar uma bagunça descontrolada e pouco prática na hora que precisa consultar algum deles. Uma dica é separa-los em pastas por cor e etiquetá-las, assim vai ser mais fácil de achar.


Bancada de trabalho


Reduza o número de objetos em cima da sua bancada de trabalho. Tente manter apenas o que precisa ter fácil acesso, e o que for possível guardar em organizadores. A bagunça em cima da mesa atrapalha a concentração.


Materiais de papelaria



Seja no espaço de trabalho ou de estudo, materiais de papelaria são outra categoria de objetos que costuma ser presente nesse ambiente. Comprar pequenas cestas organizadoras e posiciona-las dentro das gavetas é uma forma de agilizar a procura pelo que precisa.


Prateleiras


Se você possui pouco espaço disponível uma ótima forma de aumentar o espaço útil é instalar prateleiras nas paredes. Nelas você pode manter organizados e sempre em fácil alcance o que precisa para o home office, ou guardar outros objetos que não são necessários na sua rotina de trabalho, mas estavam dividindo o espaço na bancada de trabalho.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Continue lendo