Notícias

Nove projetos de varandas para você se inspirar! Confira

21 nov 2011 às 10:12

Não faz muito tempo, a varanda (até então chamada de sacada) se diferenciava dos ambientes internos pelos móveis que a decoravam, produzidos com fibras sintéticas ou de plástico, para resistir às intempéries.

Nos últimos anos porém, tudo mudou: fechada ou separada por vidros, a varanda ganhou área maior, inclusive em apartamentos pequenos, incorporando churrasqueira, gourmeteria, ar-condicionado, TV e móveis revestidos com tecidos.


Embora esteja presente em boa parte dos novos projetos, esse espaço nem sempre é bem aproveitado e decorado e pode se tornar um espaço "morto".


Entre as dicas para evitar erros, vale lançar mão de móveis aconchegantes, investir em iluminação, plantas, espaço gourmet, música ambiente, fontes e até ofurô (se houver espaço, é claro).


Se você tem uma varanda e quer tirar máximo proveito desse espaço, confira nossa seleção de nove varandas e inspire-se!



Reprodução

O verde sempre é bem-vindo em varandas de casas e apartamentos. Vale incrementar os vasos com ganchos para pendurar lampiões, como os da loja Arandela Casa e Presentes


Reprodução

A varanda da foto, decorada com peças da Butzke, ganha colorido com cadeiras "preguiçosas" azul e vermelha


Reprodução

Para que a varanda não vire um espaço inutilizado, deve ser convidativa, como a da foto, decorada com peças da Butzke


Reprodução

O móvel com prateleiras para dispor vasos incrementou a varanda projetada pela designer de interiores Cristina Barbara


Reprodução

A porta de vidro é a queridinha quando o assunto é separar a sala e a varanda, como mostra o projeto de Samy Dayan e Ricky Dayan. Portanto, capriche na decoração do terraço, porque ela é apreciada mesmo com a porta fechada


Reprodução

A churrasqueira da varanda foi revestida com filetes de pedra São Tomé. O projeto é da dupla de arquitetos Marcos Contrera e Marcos Biarari


Reprodução

Aqui, a varanda sintetiza o conceito gourmet: é integrada à sala e à cozinha, com todos os equipamentos, incluindo ar-condicionado e TV. Essa integração facilita o uso e amplia o living. A dimensão generosa recebe mesa com cadeiras confortáveis, oferecendo um espaço de permanência e não somente de refeições. Nos materiais, Luiza Bohrer usou tijolos e fibras naturais.

Reprodução

Mesa de centro em madeira maciça e tecidos lisos e florais na varanda do Maison Victoria, que se abre para o interior do apartamento projetado pela arquiteta Juliana Meda.


Continue lendo