Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segundo IBGE

Percentual de lares ligados à rede de esgoto sobe no Brasil, mas é inferior a 70%

Leonardo Vieceli - Folhapress
16 jun 2023 às 14:16
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O percentual de lares ligados à rede geral de esgotamento sanitário voltou a crescer no Brasil em 2022, mas ainda continuou abaixo de 70%.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

É o que apontam dados de uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


De 2019 para 2022, a proporção de domicílios diretamente ligados ou com fossa conectada à rede geral de esgoto subiu de 68,2% para 69,5%. O nível era de 66,8% em 2016, ano inicial da série histórica desse indicador.

Publicidade


Os dados integram uma versão da Pnad Contínua sobre as características dos domicílios e dos moradores. Em 2022, a pesquisa estimou o número total de lares do Brasil em 74,1 milhões.


Parte da coleta das informações do IBGE foi afetada pela pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021. Por isso, os dados comparam 2022 com 2019.

Publicidade


Segundo a pesquisa, 16,3% dos domicílios tinham fossas sépticas não ligadas à rede geral de esgoto em 2022, enquanto 14,1% apresentavam outros tipos de esgotamento.


A baixa cobertura da rede é um problema crônico do país, afetando principalmente as parcelas mais pobres da população.

Publicidade


O marco do saneamento básico, sancionado em 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estabeleceu metas para a universalização dos serviços de água e esgoto, em uma tentativa de atrair investimentos privados para o setor.


Gustavo Geaquinto Fontes, pesquisador do IBGE, avaliou que o acesso a coleta e tratamento dos resíduos seguiu avançando em ritmo lento de 2019 para 2022. Segundo ele, ainda é cedo para avaliar eventuais impactos do marco do saneamento.

Publicidade


"A gente percebeu que houve um aumento pequeno do percentual de domicílios com rede coletora de esgoto. Se essa expansão é decorrente do marco do saneamento, acho que está cedo para afirmar", disse.


Em 2022, a região Sudeste teve o maior percentual de domicílios ligados à rede geral: 89,1%. O Norte, por sua vez, registrou a menor proporção, estimada em 31,1%.

Publicidade


Entre os estados, São Paulo teve o percentual mais elevado de domicílios com acesso (93,6%). O Piauí registrou o patamar mais baixo (18%).


A pesquisa ainda traz uma comparação entre as áreas urbanas e rurais do país. Nas urbanas, 78% dos domicílios tinham conexão com a rede geral de esgoto.

Publicidade


Entre os domicílios rurais, apenas 9,4% estavam nessa situação. O IBGE pondera que, no meio rural, a cobertura de alguns serviços de saneamento básico "é factível" em áreas no entorno de centros urbanos.

Enquanto isso, nas regiões mais isoladas ou com baixa densidade populacional, pode ser necessária a busca por "soluções localizadas ou individuais", diz o instituto.


Nas áreas rurais, 40,2% dos domicílios possuíam fossa séptica não ligada à rede, ao passo que 50,5% se valiam de outro tipo de esgotamento, incluindo fossa rudimentar não ligada à rede, vala e até escoamento direto em rios.


REDE DE ÁGUA ATINGE 85,5% DOS LARES


No caso da água, a rede geral de distribuição foi a principal forma de abastecimento em 85,5% dos domicílios do Brasil em 2022. O percentual permaneceu estável frente a 2019.


Na região Norte, apenas 60% dos lares tinham a rede geral como principal fonte de água. É o menor patamar do país. O Sudeste registrou o maior percentual (91,8%).


Entre os estados, Rondônia teve a proporção mais baixa (48,4%), e São Paulo, a mais alta (96,1%).

O IBGE também apontou que os poços profundos ou artesianos representaram a principal forma de abastecimento de água em 7,8% dos domicílios do Brasil no ano passado.


Poços rasos, freáticos ou cacimbas (2,8%), fontes ou nascentes (2%) e outros mecanismos (1,8%) completaram a lista.


COLETA DE LIXO ALCANÇA 86% DOS DOMICÍLIOS


A pesquisa ainda indica que a proporção de domicílios do país onde o lixo era coletado diretamente por serviços de limpeza subiu de 84,3% em 2019 para 86% em 2022.


No caso das áreas rurais, o principal destino dado aos resíduos foi a queima nas propriedades (51,2%).


ENERGIA ELÉTRICA TEM COBERTURA QUASE UNIVERSAL


A energia elétrica continuou com a maior cobertura entre os serviços essenciais analisados na pesquisa.

O fornecimento de luz via rede geral atingiu 99,4% dos domicílios do país em 2022. O percentual estava em 99,5% em 2019.


Imagem
Filo começa neste sábado e traz diversidade em teatros e espaços públicos
O FILO 2023 começa neste sábado (17), com o espetáculo “Estudo Nº 1: Morte e Vida”, do grupo pernambucano Magi
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade