Notícias

Plotagem é opção para ambientes personalizados

10 abr 2015 às 08:43

Uma maneira de deixar os espaços de uma casa ou escritório com um visual onde cada cantinho diz um pouco sobre quem o ocupa é a plotagem, os adesivos que decoram interiores. De frase a imagens, como caricaturas, personagens e desenhos abstratos, tudo vira arte e criatividade nas paredes.

De acordo com Carolina Lage, sócia da Lage Falqueto Interiores, escritório de decoração de Belo Horizonte que atende projetos comerciais e residenciais, a técnica de impressão, cada vez mais utilizada, é uma forma prática e de baixo custo para quem quer criar ou até mesmo mudar a decoração da casa, com sofisticação e estilo, mas não tem tempo de fazer reformas demoradas.


"Podem ser levados para as paredes da casa momentos marcantes com a família ou amigos, inclusive poesias para aqueles que são amantes das letras, além de temas diversos, como paisagens e desenhos personalizados. A grande vantagem é quando a pessoa utiliza fotos, escritos ou alguma referência pessoal para fazer a plotagem, resultando em um trabalho totalmente único", diz.


No entanto, é fundamental que o local escolhido esteja em destaque no ambiente, mas ao mesmo tempo em harmonia com os demais itens da decoração. "Procuramos criar uma identidade entre a plotagem e os demais materiais e cores utilizados no projeto", explica. A instalação, segundo Lage, é simples, mas os adesivos devem ser colados diretamente nas paredes com a ajuda de uma espátula para evitar bolhas e vincos na aderência.


"A praticidade e facilidade na troca do adesivo sem danificar o local em que foi instalado fazem com que a técnica seja bastante utilizada", conta. Para a manutenção, também não há segredos, já que a limpeza da plotagem pode ser feita com pano seco ou espanador, sem a utilização de qualquer produto químico.


Reprodução


Os critérios para definir a plotagem, segundo Lage, são muito particulares, afinal ela nasce de gostos pessoais dos clientes, cabendo ao designer de interiores a especificação do tamanho e local a ser plotado. Uma das recomendações quanto ao lugar é ter cuidado apenas com áreas de vapor e umidade, como os banheiros.


Fora isso, a criatividade é liberada. "Na cozinha, por exemplo, é possível fazer um painel com o cardápio do dia. No quarto infantil, podem ser aplicada nas paredes plotagens com o personagem favorito da criança, ou até nos armários e outros móveis. Se a criança crescer e enjoar do adesivo não tem problema, já que a troca é muito simples", exemplifica.


Reprodução


Para os amantes da técnica, a designer afirma que não basta apenas usar e abusar da plotagem sem antes combiná-la com os móveis do local, pois é importante lembrar que ela é somente um dos elementos da decoração e como tal deve criar uma unidade coesa com os outros itens que fazem parte do espaço. "O fundo no qual será aplicada a plotagem merece atenção, seja ele um móvel ou parede. Se o fundo é de cor escura, o ideal é uma plotagem mais clara e vice-versa, para criar um contraste," recomenda.


Entre os padrões mais procurados, Lage destaca que as plotagens sem fundo são as queridinhas do público, ou seja, letras, versos e desenhos lineares vazados. "São mais em conta, práticos e personalizam o ambiente. Você pode, por exemplo, aplicar na parede o verso da música preferida. Nestes casos, os recursos gráficos também são bem-vindos", afirma.


Preço e cuidados necessários na instalação


De acordo com a designer de interiores Bárbara Falqueto, também sócia da Lage Falqueto Interiores, é importante estar atento a alguns detalhes na hora da instalação. "A superfície que recebe a impressão deve ser lisa e livre de poeira para que o adesivo se fixe corretamente. No caso de plotagens em paredes, estas devem ser emassadas, niveladas e pintadas com tinta acrílica para melhor aderência", ressalta.


Reprodução


O custo de uma plotagem varia, é claro, conforme o tamanho, cor e recursos de impressão empregados pela gráfica que faz o orçamento. O ideal, para evitar erros, é a contratação de um designer gráfico que desenvolverá o tema e o desenho adequados ao projeto e ao cliente, dentro do espaço que o decorador especificar. "É importantíssimo que a plotagem seja feita e aplicada por mão de obra especializada. Cores mal escolhidas podem prejudicar o projeto como um todo", enfatiza.


Além disso, o profissional responsável pela aplicação deve ser, de preferência, o mesmo que participou da criação. "Um projeto fica mais coeso quando é criado e executado pela mesma equipe, que certamente entenderá de fato, o que o cliente deseja e saberá passar uma idéia para o papel ou até mesmo propor soluções mais rentáveis e práticas", explica Falqueto.

O importante, segundo as designers, é que as pessoas se sintam confortáveis nos espaços onde passam grande parte do tempo, imprimindo sua personalidade em casa ou no local de trabalho.


Continue lendo