Notícias

Saiba como planejar a instalação do piso em ambientes integrados

20 mai 2016 às 14:38

Quem planeja uma cozinha integrada à sala (como também a uma lavanderia ou churrasqueira) geralmente esbarra em algumas dúvidas: como planejar o desenho ou acabamento do piso? Ele deve ser o mesmo nos dois ambientes ou diferente? Deve ser separado por uma soleira ou não? Em resposta às principais perguntas sobre o assunto, os profissionais do site Clique Arquitetura prepararam um guia rápido para ajudar quem está construindo. Confira a seguir:

Como escolher a paginação do piso


Não existe apenas uma forma de paginação (projeto que apresenta o desenho do piso) correta: ela vai depender do objetivo de quem está decorando. Pergunte-se: você quer integrar os ambientes ou criar a sensação de que existe uma diferenciação entre eles? Veja detalhes de cada opção:


Ambientes integrados com um mesmo piso (sem soleira)


Esse recurso permite integrar visualmente os espaços, ampliando a sensação do tamanho dos ambientes. A cozinha, integrada à sala, torna-se um espaço social. A uniformidade do piso cria uma decoração "fluida", leve e "limpa".



Ambientes integrados com um mesmo piso (com soleira)


Ao inserir uma soleira entre os ambientes, marcamos a separação entre eles. Como o piso é o mesmo, sentimos facilmente que os ambientes têm a mesma linguagem, mas mostramos que a partir daquele ponto estamos na cozinha ou na sala, por exemplo. Neste tipo de projeto existe ainda duas possibilidades:


Reprodução


Soleira em harmonia com o piso: optando por uma soleira de cor semelhante à do piso, marcamos a separação de maneira suave e delicada. Será um detalhe elegante na decoração;


Soleira em contraste com o piso: neste caso, sua cor é bastante diferente da do piso, chamando a atenção. Sua presença é forte, mas (dependendo da combinação de materiais) é elegante e expressa, muitas vezes, a personalidade marcante do morador.


Ambientes integrados utilizando pisos diferentes


Neste caso os ambientes são marcados visualmente pela cor do piso, o que produz, geralmente, a sensação de que o espaço é menor. Como haverá uma linha de conflito entre os dois materiais (ou mesmo material com cores diferentes), é geralmente indicado o uso de uma soleira, que pode ter cor semelhante a um dos pisos (escolher uma terceira cor poderá pesar na decoração, poluindo com muitas informações visuais o ambiente). Importante: às vezes, dependendo do projeto, não é necessário usar soleira (sua escolha dependerá de uma análise geral da composição do projeto).


Reprodução

Pisos diferentes podem ser usados para setorizar os espaços. Aqui, o piso da sala/cozinha desenha o limite entre os ambientes


Quando a cozinha é integrada a um ambiente externo, como churrasqueira ou varanda, o piso poderá ter a mesma cor, mas texturas diferentes (polido e rústico, por exemplo).

Reprodução

O ambiente interno e o externo são integrados visualmente: a cor dos pisos é semelhante, mas a textura é diferente. Isso permite que o espaço interno pareça maior. Projeto: Futura Cucine


Continue lendo