Notícias

Transforme completamento um ambiente usando a pintura

06 jul 2017 às 11:38

Uma parede colorida ou com uma pintura diferenciada muda tudo: provoca sensações, modifica o estado de espírito, renova o decor. A 31ª edição da CASACOR São Paulo é prova de que o branco vem perdendo espaço. Dos 71 ambientes, 36 surgem com parede ou teto em cor vibrante! "Antes, observávamos tons mais neutros e até os arquitetos preferindo outros tipos de revestimento. Desta vez, vemos os profissionais reconhecendo a oportunidade de usar mais a tinta e até de brincar com ela, criando grafismos e geometrias. Isso é importante, porque a tinta é uma das ferramentas de transformação mais acessíveis na decoração", pondera Fernanda Figueiredo, gerente de Cores e Comunicação de uma marca de tintas decorativas. Pois é hora de se inspirar na maior e mais completa mostra de arquitetura e decoração das Américas e transformar os cômodos da própria casa.

O azul acinzentado "Mergulho Sereno" vai bem em todos os ambientes e revela características específicas dependendo da luz e da combinação de tons: "Com os claros, ganha um ar fresco e arejado; junto aos escuros, torna-se mais dramático", afirma Fernanda. Foi graças a esse azul atemporal e versátil que Toninho Noronha garantiu um ar tão acolhedor à sua sala de jantar. Segundo Fernanda Figueiredo, os azuis esverdeados são tendência na decoração e estão em destaque na mostra. "São cores muito democráticas. Se combinadas com amarelo, deixam o ambiente alegre; com madeira, ficam mais clássicas", afirma a profissional.



"A técnica de cores em gradiente, o famoso degradê, invadiu o universo da decoração, e a boa notícia é que reproduzi-la é mais fácil do que se imagina", sustenta Fernanda Figueiredo. No ombré, as tonalidades devem ser intercaladas entre si, criando um efeito sombreado. "Dica importante: a porção escura do ombré na parte alta da parede gera a sensação de aconchego e reduz o pé direito. Em contrapartida, o tom escuro na parte de baixo da parede alonga o pé direito e amplia o ambiente", alerta.




A geometria irregular é uma das mais modernas técnicas de pintura diferenciada em paredes. "O processo é relativamente simples, mas o impacto na decoração é enorme!", exalta Fernanda. Pintar todas as paredes de um recinto de uma mesma cor forte é outra tendência em design de interiores. "O efeito caixa cria uma atmosfera totalmente nova e inusitada, e é ideal para destacar o projeto luminotécnico", finaliza.






Continue lendo