Notícias

Você sabe o que é o coliving estudantil?

18 jul 2019 às 09:06


Os colivings ou moradias compartilhadas são tendências que viraram realidade no Brasil. Afinal, são alternativas práticas, com um bom custo benefício, que oferecem infraestrutura sem burocracias para a locação como, por exemplo, fiador e cheque calção. O formato de moradia consiste no aluguel de um quarto compartilhado ou individual, que pode contemplar serviços como internet, manutenção, participação em eventos, limpeza e outros. Além disso, o morador pode usufruir de espaços comuns como lavanderia, salão de jogos, sala de TV, sala de estudos, cozinha, rooftop e churrasqueira.

"Os brasileiros, especialmente os estudantes que estavam acostumados as tradicionais repúblicas, têm se interessado cada vez mais por esse formato, muito comum na Europa e nos Estados Unidos. A proposta vai muito além de imóvel: é uma experiência de vida baseada em colaboração, compartilhamento e liberdade", explica Juliano Antunes, CEO da Uliving, que trouxe o conceito de residência estudantil compartilhada para o Brasil.


O estudante de medicina Lucas Martins, de 25 anos, aderiu ao modelo de moradia. Nascido em Franca, em São Paulo, o jovem precisava de um lugar para morar em Sorocaba, também no interior do estado, local que escolheu para cursar a faculdade. "Analisei todas as opções possíveis. Quando conheci o coliving exclusivo para estudantes e todas as facilidades que ofereciam, decidi que seria a melhor opção para o meu novo momento de vida", explica.


O jovem, que já mora há 4 anos na Uliving, destacou 5 vantagens de morar em uma residência compartilhada, que só quem vive em um coliving pode falar:


Praticidade


O coliving oferece infraestrutura e conforto para o estudante apenas chegar com a mala e se instalar no quarto. "Não precisei pensar e planejar a compra de mobília para a minha nova casa, foi um dos pontos que me fez optar por esse estilo de moraria."


Despesas


Lucas explica que todas as contas – locação, água, luz e internet – são cobradas em uma mensalidade única, então o morador sabe exatamente o que vai pagar por mês, o que pode facilitar na organização financeira.


Despreocupação


O serviço de internet está com baixo sinal? A lâmpada queimou? Essas e outras não são preocupações dos moradores, pois há uma equipe de funcionários disposta a resolver esses problemas comuns do dia a dia de uma casa. "Com isso não perdemos tempo e conseguimos focar no que realmente importa nesse momento: os estudos", conta Lucas.


Ambiente tranquilo e silencioso


Lucas explica que, pelo fato de morar com outros estudantes, todos acabam tendo necessidades em comum. Segundo ele, uma das maiores preocupações é ter um ambiente tranquilo e silencioso para estudar. "Todo mundo respeita os horários na sala de estudos, o que torna o convívio fácil e favorável para a nossa realidade."


Diferentes culturas

A experiência universitária fica ainda mais rica na convivência com pessoas que têm ‘bagagens’ diferentes. "Debater assuntos do dia a dia e respeitar as diferenças, sejam elas qual forem, me faz crescer como pessoa. Se eu morasse em um apartamento sozinho, seria o meu espaço, na minha zona de conforto. Assim, eu não teria que ser melhor a cada dia para viver em comunidade, o que é essencial para a vida, especialmente em um ambiente profissional, por exemplo" finaliza o estudante.


Continue lendo