08/05/21
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas

Pixabay
Pixabay


Reformas e obras residenciais são bastante cansativas e quando chegam ao fim, vem a fase da limpeza dos muitos respingos e resíduos de tintas e cimento, que costumam acontecer. É nesse momento que precisamos decidir: colocar a mão na massa ou contratar uma empresa especializada para fazer toda limpeza pós-obra. Caso a escolha seja fazer o serviço por conta própria, é preciso tomar alguns cuidados, evitando danificar ou quebrar os vidros. Para ajudar nesta tarefa, Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, especializada em residências e comércios, preparou algumas dicas. Veja abaixo:


Cuidados prévios com vidros

"Antes mesmo de iniciar a reforma, ou obra, é importante protegê-los contra a sujeira, a tinta da pintura e outros materiais usados na construção que podem acabar respingando e que são difíceis de remover”, explica Ticoulat. Além disso, o executivo lembra da importância de proteger móveis, como as mesas com tampos de vidro, com lonas e até mesmo jornal. É uma solução bem simples e eficaz para mantê-los livres de danos durante a obra.

Como remover cimento

Pode acontecer, mesmo com a proteção, que respingos de tinta ou cimento caiam nos vidros. "É possível reverter a situação usando uma espátula de aço para raspar os resíduos, mas deve-se ter cuidado para não riscar o material”, comenta o executivo que explica que usar esponja de aço e água pode não resolver o problema na hora de remover os resquícios. "Para isso, pode-se usar vinagre ou limão combinados com água bem quente e esperar alguns minutos para que a combinação amoleça o cimento. Feito isso, é hora de usar uma esponja macia e um pouco de detergente neutro para finalizar”.

Como retirar tinta respingada após a obra

Para remover pequenas manchas de tintas, Ticoulat sugere utilizar solventes químicos, principalmente em vidros texturizados. "O álcool isopropílico é a melhor opção para tintas de acrílico, enquanto os solventes de acetona removem esmaltes. Também é possível utilizar removedores específicos de tinta ou diluentes, produtos facilmente encontrados em lojas de materiais de construção”, finaliza o executivo.

Essas dicas são válidas para vidros comuns e temperados. Para os laminados, refletivos ou espelhos, o ideal é cobrir antes da obra para evitar acidentes ou usar apenas água com sabão neutro.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
Continue lendo
Viver em um lugar agradável

Escolhas de decoração que ampliam as sensações de alegria, bem-estar e aconchego

06 MAI 2021 às 15h10
Personalidade na decoração

Dicas sobre adegas e cantinhos do bar em casa

05 MAI 2021 às 15h57
Peça chave na sala de jantar

Arquiteta explica como usar o buffet na decoração

05 MAI 2021 às 15h04
Impacto na decoração

Cinco erros mais comuns na compra de tapetes

04 MAI 2021 às 17h16
Leveza e sofisticação

Móveis espelhados são escolhas perfeitas para uma decoração ainda mais elegante

04 MAI 2021 às 16h41
Casa mais charmosa

Conheça as plantas pequenas que podem revolucionar a decoração de qualquer ambiente

03 MAI 2021 às 15h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados