Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pra não errar

Quando e como instalar cabos de Internet e TV nos projetos

Redação Bonde com assessoria de imprensa
06 abr 2021 às 14:17
Móvel funcional: A extensão da bancada da TV dá lugar para a mesinha de home office - Luis Gomes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em um período em que todos estão trabalhando, estudando e fazendo inúmeras atividades de dentro de suas casas, o que já era muito importante tornou-se essencial: uma performance impecável de conexão de internet e TV a cabo. No entanto, para que tudo funcione de forma plena é necessário ter muita atenção com as instalações. O arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, com longa experiência em obras residenciais, conta o que deve ser feito para garantir os bons resultados. Confira!


Planejamento
Durante as conversas para o desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores, antes do início da obra, os moradores já precisam especificar quais são os aparelhos que desejam incluir. Afinal, cada uma dessas informações altera a quantidade de pontos de rede, tomadas e a infraestrutura que serão executadas durante o processo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre os exemplos de perguntas para os clientes estão: A TV será Smart e contará com internet? Será incluso um sistema de home theater? Haverá um roteador wifi ou uma rede cabeada para o home office? Os equipamentos serão interligados na automação? Haverá um repetidor de sinal de internet para garantir a estabilidade? Qual será o serviço contratado? "Entre as primeiras atividades que realizamos na obra estão os "rasgos” em paredes e no teto para embutir a infraestrutura do cabeamento. Por isso, precisamos definir esses detalhes durante o projeto. A depender do modelo do repetidor de sinal, será necessário passar um cabo de rede antes de fechar o forro. Tudo o que não foi previsto antes, pode gerar um custo adicional ou retrabalhos”, alerta Bruno Moraes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Pensando no futuro
Como não é sempre que a residência passa por obras, uma alternativa interessante é já deixar pronto alguns tipos de cabeamentos, mesmo que no momento atual os moradores não utilizem certos eletrônicos, para evitar o quebra-quebra depois. "Como a tecnologia está em constante mudança, sempre deixamos uma infraestrutura futura nas nossas reformas, pois não sabemos se daqui a pouco os clientes precisarão dela. Partimos do pressuposto que vale a pena se precaver”, conta o arquiteto. Entre as possibilidades, ele cita exemplifica o caso de um morador que no momento não faz uso de um painel de TV na sala de estar. Ainda assim, sua equipe investe na passagem de uma tubulação de uma polegada pela parede para abrigar todos os cabos multimídia necessários mais adiante.

Publicidade


Potência e qualidade do Sinal
Para evitar alterações no andamento da obra, em razão da colocação de novos equipamentos, como os casos citados acima, o arquiteto dá algumas dicas:


- Para definir o tipo de internet e os acessórios que serão instalados, o primeiro passo é entender qual pacote da operadora atenderá todas as necessidades e contabilizar as variantes como o número de moradores, se o uso será apenas para o lazer, trabalho esporádico ou diário, aulas online ou se haverá a realização de videoconferências frequentes, entre outras situações;

Publicidade


- Em segundo lugar, será preciso avaliar o tamanho da residência, além da quantidade de ambientes que necessitarão de internet wifi. Nesse contexto, será observado se o roteador de internet terá capacidade de transmitir o sinal com eficiência para todos os ambientes ou considerar a hipótese de instalar adicionais e amplificadores de sinal.


Atenção: Bruno Moraes relata que, em projetos com mais de um roteador, é comum ouvir clientes reclamarem de oscilações e de possíveis quedas de sinal ao caminharem pela casa. Por isso, o arquiteto indica a compra dos sistemas mais novos, pois é possível distribuir o sinal de maneira igualitária, garantindo velocidade e estabilidade. Ao optar por roteadores mais modernos, ele também enumera outros benefícios como o controle e bloqueio do acesso a jogos online por crianças, priorizar a banda para uma atividade específica, além de configurar logins e senhas para visitantes.

Publicidade


Dicas para melhorar o sinal de internet – por Bruno Moraes
Analise se há muitas paredes do local onde será instalado o roteador até os ambientes que utilizarão o wifi. Se a parede for muito espessa, a depender do material da construção, isso impactará na qualidade do sinal;


Com o intuito de melhorar o alcance, Bruno orienta posicionar o roteador em áreas mais centrais e altas da casa. Porém, quando isso não for viável, uma alternativa é buscar por alguns modelos que podem ser fixados no forro;

Publicidade


Na incerteza da qualidade do sinal e de sua compatibilidade com o pacote contratado, busque por apps e sites específicos para medir a banda fornecida pela empresa.


Instalação de cabos de TV e Internet
No caso dos prédios, já existem aberturas verticais para a passagem dos cabos em cada andar (conhecidas como shafts). Dessa forma, basta passar o cabeamento e fazer a ligação com o apartamento desejado. Geralmente, no caso dos empreendimentos mais novos, as unidades já dispõem dos cabos deslocados perfeitamente até esses shatfs. Com isto, quando o serviço de internet ou TV é contratado, as empresas de fornecimento só precisam levar o cabo do andar até o ponto específico dentro do apartamento.

Publicidade


Porém, é necessário ficar atento: algumas empresas de fornecimento instalam seus equipamentos somente com cabos credenciados. "Já tentamos antecipar este trabalho durante a reforma, passando o cabo com a intenção de agilizar, mas não deu certo por conta desta premissa. Por isso, sempre nos informamos antes”, aconselha ele.


Outro problema relatado por Bruno em algumas obras de apartamentos diz respeito à obstrução nos cabeamentos. "Em algumas situações, na passagem destinada aos cabos de TV ou Internet, os conduítes estavam cheios de restos de obras, inviabilizando o processo. Por vezes precisamos acionar a garantia da construtora para abrir o forro e passar o cabo por outro caminho até o apartamento” lembra o profissional.

Outras alternativas
Já nos casos de condomínios residenciais mais afastados, como no interior ou litoral, em que os cabos para TV ou internet não alcançam, o arquiteto revela que nessas situações foi necessário recorrer a roteadores de internet portáteis, que funcionam com chips de internet, por exemplo. Outra opção é a internet via ondas de rádio, uma frequência sem fio e que leva o sinal das torres de transmissão até as antenas instaladas nas residências. No caso das TVs, as antenas parabólicas ou digitais podem ajudar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade