Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Uma diretora em trânsito

Rodrigo Juste Duarte
18 mai 2001 às 00:00

Compartilhar notícia

Tizuka Yamasaki veio ao Paraná para produzir "Gaijin 2" - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Mudar-se para Curitiba não fez uma alteração muito drástica na vida da diretora Tizuka Yamasaki. Com 52 anos de idade, Tizuka já está acostumada a mudanças e residiu em cinco capitais diferentes. Sua família é de São Paulo, cidade onde foi criada. Nasceu "por acaso" em Porto Alegre. Estudou cinema em Brasília. Após terminar seu curso, mudou-se para o Rio de Janeiro. Há menos de um ano, fixou morada em Curitiba.
Como as filmagens de "Gaijin 2" serão no Paraná, o escritório da produção foi montado na capital do estado. "No começo eu trabalhava durante a semana em Curitiba e viajava de volta ao Rio de Janeiro no fim de semana. Aconteceu de um de meus filhos ingressar em uma universidade curitibana. Outro filho estava gostando muito da cidade. Vimos que aqui era possível ter uma qualidade de vida melhor, então nos mudamos", relata Tizuka.
"Estou me sentindo muito bem aqui, pois no Rio de Janeiro eu era encarada como uma estrangeira. Em Curitiba, como boa parte da população é descendente de imigrantes, sou vista como uma pessoa qualquer, sem que dêem muita importância para minhas origens. Isso me faz sentir bem", confessa. Seu ofício de diretora é dividido com o de professora. Ela ministra um curso de cinema na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), onde uma equipe de 50 alunos produzirá um curta-metragem ao fim do curso, em dezembro. Apesar do custo de R$ 1,5 mil por aluno, todas as vagas estão ocupadas e ainda há uma fila de espera com mais 15 alunos interessados em ingressar, caso algum matriculado desista.
"Gaijin 2", como o próprio nome entrega, será a seqüência de seu longa de estréia, "Gaijin - Caminhos da Liberdade", rodado em 1978 e lançado em 1980. A história, escrita pela própria Tizuka, relatava a situação de um grupo de imigrantes japoneses que aportou no Brasil em 1908. Encontraram um país ainda mal acostumado com a abolição da escravatura. No trabalho em lavouras de café, o grupo era tratado com hostilidade e violência pelos fazendeiros, que impunham condições de trabalho desumanas a eles. O filme contou com Gianfrancesco Guarnieri e Antônio Fagundes no elenco. No 5º Festival de Cinema, Vídeo e DCine, ele será exibido na Sala Oficial de Projeção neste sábado, 19 de maio, às 14h.
A produção de "Gaijin 2" está à beira de chegar na fase dos "finalmentes". A maior parte dos recursos financeiros já foram captados e as filmagens deverão ter início no fim do ano. Será o nono longa-metragem da carreira de Tizuka Yamasaki, que tem em seu currículo filmes como "Parahiba, Mulher Macho", "Patriamada", "O Noviço Rebelde" e "Xuxa Requebra".
Quanto à flexibilidade entre dirigir filmes para público adulto intelectualizado e para crianças e adolescentes, Tizuka revela: "Eu sou diretora. Não posso me dar ao luxo de escolher. Agora estou batalhando para dirigir um filme mais autoral, uma história minha. Mas se você quiser viver só deste tipo de cinema no Brasil, você não consegue. Então eu preciso dirigir séries e programas para TV, além de longas destinados ao mesmo público. Mas eu não aceito qualquer trabalho. Vai coforme a necessidade e a proposta que aparecer", encerra.
Serviço:
Filme: "Gaijin - Caminhos da Liberdade"
Local de exibição: Canal da Música
Endereço: Rua Júlio Perneta, 695, Mercês
Data: Sábado, 19 de maio
Horário: 14h
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo