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O valor da Marca e o papel da propaganda.

27 ago 2002 às 18:57
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A discussão em torno do valor patrimonial da marca vem gerando uma série de reflexões sobre o papel da propaganda, e mais particularmente o da mídia, no processo de construção de valor.

O primeiro ponto de reflexão está na constatação de que as empresas estão dedicando grande parte dos esforços e investimentos em ações de curto prazo, na expectativa de gerar resultados imediatos, colocando em segundo plano a implementação de estratégias que visem a construção e consolidação de imagem de marca para seus produtos.

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Isso explica, em um certo sentido, o lento crescimento dos investimentos publicitários no Brasil, em contraposição à evolução dos recursos alocados para outros elementos do mix promocional (merchandising, promoção de vendas, PDV, marketing direto, entre outros).

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Do ponto de vista técnico, nada contra, pois realizar ações assegurem retorno de curto prazo também deve fazer parte da estratégia mercadológica das empresas.

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Agora, se a estratégia for orientada para a transformação da marca em um ativo empresarial e uma fonte de recursos para empresa, a visão deve ser ampliada e o foco redirecionado.


É nesse contexto que a propaganda se apresenta como uma das ferramentas mais importantes para esse fim.

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É através da propaganda que o conhecimento da marca é ampliado, os atributos consolidados e a tarefa de fidelizar consumidores passível de ser realizada.


Uma boa e consistente linha criativa e um planejamento de mídia realizado em bases técnicas, fazem parte do conjunto de ações que a empresa deve desenvolver para busca de uma efetiva valorização da sua marca.

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Assim, o planejamento de mídia deve ter como base os dados de pesquisa e uma perfeita identificação do público-alvo, definindo, com clareza, o perfil demográfico (padrão demográfico e sócio-econômico), psicográfico (valores e estilo de vida) e comportamental (hábitos de compra e consumo) dos consumidores do produto ou serviço.


Com base nessas informações, o profissional de mídia poderá determinar os níveis de alcance e freqüência necessários para a boa recepção e assimilação das mensagens publicitárias (segundo Michael Naples, a propaganda será mais ou menos eficaz de acordo com o nível de pressão publicitária exercida sobre o consumidor. Baixa freqüência não traz resultados. Muita freqüência satura).

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Em outras palavras, o resultado dos investimentos em propaganda estará diretamente relacionado à quantidade e qualidade das informações utilizadas, da exata compreensão dos conceitos de mídia e do uso das ferramentas técnicas disponíveis para a elaboração de uma boa programação (softwares, simulações, etc.).


Essa visão traz uma outra implicação, ou seja, a de que planejar mídia significa ir além da escolha técnica de meios e veículos e de uma boa negociação e compra de espaço.

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Significa, em outras palavras, recomendar a melhor estratégia para garantir uma efetiva conquista de espaço na mente do consumidor (share of mind) que, em última análise, tem o poder de conferir valor às marcas.


Isso não quer dizer que para investir em propaganda a empresa necessite recorrer ao FMI, mas sim estudar como deve utilizar os recursos (via de regra escassos) para obter resultados de curto, médio e longo prazos.

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Esse estudo deve compreender a análise e resolução de algumas questões, tais como:
. Qual o público-alvo da campanha e qual a relação atual desse público
com a marca?


. Qual o perfil de consumo dos meios do público objetivado e como esses
meios interagem com a marca do produto ou da categoria?


. Qual o nível ideal de pressão publicitária para a construção de imagem
para a marca?


. Qual a estratégia de mídia mais adequada para a geração de residual
para a marca?
. Como conciliar as necessidades de curto prazo (geração de receita, girar
os estoques, etc.) com objetivos de longo prazo (agregar valor para a
marca, construir Brand Image, etc )?


Se você não tem todas as respostas para essas questões, consulte a sua Agência de Propaganda e estabeleça com ela uma relação de cumplicidade em favor da sua marca.


Além disso, vale a pena ampliar essa discussão com a sua equipe. Boas idéias e sugestões podem aparecer.

Depois, é só acompanhar o ranking das marcas vencedoras e contabilizar os resultados.


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