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Sistema de Informações de Marketing – SIM

11 jul 2002 às 12:40
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Não é preciso muito esforço para perceber a importância da informação na sociedade moderna, cujo grau de complexidade e abrangência não tem paralelo na história do homem.

A informação pode ser analisada tanto do ângulo de quem a produz, como da ótica de quem a consome e a utiliza como fator de diferenciação estratégica.

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No início do capitalismo, e mesmo durante largo período do seu processo de desenvolvimento, por exemplo, o indicador de riqueza sempre esteve vinculado a ativos reais e tangíveis, como fábricas, ferrovias, poços de petróleo, minas e outras atividades relacionadas à ação direta dos indivíduos sobre os recursos ambientais.

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Atualmente, esse quadro apresenta novos contornos, visto que o homem mais rico do planeta, dono da empresa de maior valor de mercado, não produz um único parafuso: produz informação.

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Do ponto de vista de quem utiliza a informação para criar vantagem competitiva, a situação não é muito diferente, pois a leitura correta dos dados disponibilizados pode gerar percepções, que podem gerar produtos e serviços diferenciados, que podem gerar valor agregado e, conseqüentemente, criar riqueza.


A equação é, em tese, bastante simples.

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O grande desafio está em (1) mapear e selecionar as informações que possam ser relevantes (2) processar as informações adequada e eficientemente (3) distribuir as informações de forma seletiva e com foco definido e (4) transformar as informações em ações objetivas.


Alguns procedimentos podem ser úteis na estruturação do que se convencionou chamar de Sistema de Informações de Marketing.

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- Acompanhe e monitore tudo que diga respeito ao seu segmento de negócio.
Como as fontes são, via de regra, bastante diversificadas, crie uma espécie de arquivo geral, com uma pessoa responsável pela consolidação, guarda e distribuição das informações. Quanto mais pessoas relacionadas tiverem acesso às informações, maiores serão as possibilidades de geração de novas idéias, sugestões e percepções.


- Transforme as várias formas de contato de seus Clientes em um precioso banco de dados. Um simples telefonema pode trazer informações valiosas sobre a percepção do mercado em relação à sua empresa.

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Mantenha as janelas bem abertas e não desperdice nenhuma informação.


Muitas empresas, ainda, utilizam as Centrais de Atendimento, os SACs, etc, de forma burocrática e pouco criativa, não processando as informações nem elaborando relatórios gerenciais que auxiliem as mudanças de procedimento, melhoria de produto ou aprimoramento dos serviços.

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Uma outra importante fonte de informação pode ser encontrada nas equipes de vendas. Transforme os seus vendedores e agentes comerciais em pesquisadores informais. Esse pessoal tem a temperatura do mercado. Aproveite


- Faça um levantamento das decisões que são tomadas com maior freqüência e verifique quais as informações são necessárias para que essas decisões fiquem mais ajustadas às mudanças ambientais.

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Tomar sempre as mesmas decisões em ambientes em constante transformação pode ser, no mínimo, prejudicial para os negócios.


- Acredite. Pesquisa funciona e faz bem para os negócios.
Quantas vezes a sua empresa foi ao mercado, como quem não quer nada, para fazer algumas perguntas?
- Caro Cliente, nosso produto ainda atende às suas expectativas? O nosso preço está ajustado à sua realidade? E o nosso atendimento, como vai? Por que você parou de comprar o nosso produto? O que o concorrente tem que nós não temos? Você gostaria de fazer algum comentário sobre nossa empresa?.


Invista. Contrate uma boa empresa de pesquisa e saia perguntando (afinal, perguntar não ofende). Você vai ficar surpreso com a quantidade de informação existente no mercado.


Essas e outras medidas podem, seguramente, criar um sistema dinâmico de informações e trazer benefícios objetivos para o seu negócio.

Vale a pena se informar mais a respeito desse assunto.


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