Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

A ascensão do ‘Grande Mal’

04 out 2007 às 11:00
Linha mestra da história mostra o drama de ter o irmão epiléptico - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba - David B., pseudônimo do francês Pierre-François Beauchard, é um daqueles quadrinistas talentosos que um dia sentaram e pensaram: ''Essa é a história de minha vida que eu gostaria de contar''. E assim nasceu uma autobiografia em relato cheio de sensibilidade, sobre o drama de ter o irmão epiléptico em tempos de agitação social e política. ''L'Acension du Haut Mal'' (A Ascensão do Grande Mal), publicado lá fora em seis capítulos, chega ao Brasil pela Conrad Editora, em dois volumes de ''Epiléptico''.

A história começa nos anos 90, quando o protagonista já está adulto e reencontra o irmão, bastante abatido pelo tempo de combate contra a epilepsia. Em seguida, Pierre-François promove uma viagem instantânea no tempo e volta a 1964, em Orleans pós-guerra da Argélia. Começa então uma narrativa bastante eficaz para ilustrar lembranças de uma infância cheia de sonho e aventuras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


David B. consegue falar de muita coisa séria de forma simples, até porque boa parte da história se passa na visão de uma criança. E é justamente aí que a obra ganha ainda mais vida e qualidade, pois toda a iconografia remete a metáforas e ao realismo fantástico, a um mundo tão distante e ao mesmo tempo verdadeiro, típico da construção primal de uma mente ainda não bombardeada por milhares de informações e referências, como a de um garoto em plena época de descobertas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


Assim, toda a luta da família e do irmão diante dos efeitos da epilepsia se transformam em um relato de vida cru, sincero e emocionante que leva o leitor não somente a uma experiência gráfica e literária poderosa como interessante, diferente. A arte-final com claro e escuro e o talento de David B. em brincar com a forma e a estrutura dos quadrinhos são a ferramenta perfeita para ele contar sua história com maestria.

Publicidade


A história começou a ser publicada em 1996 no mercado franco-belga, onde David B. é conhecido pelos trabalhos da editora alternativa L'Association e por parcerias, ao lado de gente como Christophe Blain (do também publicado no Brasil ''Isaac, o Pirata''). ''Epiléptico'' foi premiada com o Melhor Roteiro no Festival de Angoulême, em 2002.


A Conrad Editora acertadamente optou por publicar a obra em dois volumes, pois brasileiro prefere comprar histórias fechadas e não anda fácil competir com outro material no atual panorama do mercado nacional, com prateleiras mensalmente cheia de opções para todos gostos e bolsos.


Serviço - Epiléptico 1 é publicado pela Conrad Editora, com 176 páginas em preto e branco, no formato 21 x 27 cm, ao preço de R$ 44,00

O material citado acima pode ser encomendado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade