Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Encontro homenageia as fases de Batman

04 dez 2007 às 11:00

História conta com os belos desenhos de John Cassaday mas edição nacional peca pela falta de guia de referências
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba - Batman é daqueles personagens que parecem não envelhecer nunca. O visual icônico e chamativo, o instigante trauma pela morte dos pais, a parafernália que o ajuda a combater o crime, o lado sombrio, o fato de ser ''apenas'' um humano superando suas limitações, a faceta detetive... São tantas características, criadas, aprofundadas e exploradas ao longo de mais de cinco décadas. E o crossover ''Planetary/Batman: Noite na Terra'', que sai no Brasil pela Pixel Media, não só revisita as fases mais importantes do Homem-Morcego como também homenageia grandes nomes das histórias em quadrinhos.

Para quem não sabe, Planetary é resultado da mente sempre criativa e engenhosa do roteirista Warren Ellis, ao lado do minucioso ilustrador John Cassaday. Conhecidos como ''arqueólogos do desconhecido'', o grupo costuma resolver casos confidenciais para salvar o mundo. Uma ''desculpa'' para deliciar os leitores com uma enxurrada de referências à cultura pop dos últimos 60 anos, especialmente do cinema, da literatura e dos próprios quadrinhos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Desta vez, Jakita Wagner (superforte e invulnerável), Elijah Snow (capaz de reduzir drasticamente a temperatura de tudo ao seu redor) e o Baterista (com poder de fazer leituras eletromagnéticas ao ''falar'' com máquinas) são levados a investigar um crime bem esquisito em Gotham City.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


O problema é que o trio vive em uma das terras paralelas do universo DC e a Gotham City que eles conhecem não é a mesma que estamos acostumados nas revistas mensais de Batman. E tudo fica ainda mais divertido quando quem Planetary procura é um ser que pode alternar a realidade ao seu redor com outros mundos do multiverso em um beco perdido na Crise das Infinitas Terras.

Publicidade


A partir daí, veja o grupo enfrentando as várias fases de Batman em diversas Gotham City de Terras paralelas. O trio enfrenta o ''Batman barrigudo'' do seriado, o ''Batman investigador'', o ''Batman sombrio'', entre outros. A cena em que Snow dá de cara com o Cavaleiro das Trevas na versão de Frank Miller é simplesmente impagável. Um show de auto-referências orquestrado por Ellis de maneira irresistível.


John Cassaday, que costuma ser detalhista e dá bastante personalidade a cada criação, homenageia com propriedade vários artistas, inclusive emulando seus traços, como os trabalhos de Bob Kane, Carmine Infantino, Neal Adams, Frank Miller, Alex Ross. Impossível não rir do ''bat-repelente contra vilãs'' usada pelo Batman ''Adam West''.

Publicidade


A edição da Pixel tem um bom formato e o preço razoável pela qualidade da história, com 48 páginas. Só faltou um guia de referências -até mesmo sobre as influências gráficas de Cassaday para a edição- para deixar o leitor a par das brincadeiras propostas por Ellis.


Serviço - ''Planetary/Batman: Noite na Terra''. Edição especial, no formato 20,2 x 29 cm, com 48 páginas a R$ 11,90.

O material citado acima pode ser encomendado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade