Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Jodorowsky revisita o Incal

21 set 2007 às 11:00

Nesta edição vemos um pouco do passado de John Difool
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba - O que é o Incal? Bem, pela própria definição dos criadores é algo que representa a dupla natureza da realidade incorporada na forma de duas pirâmides, o Incal Negro e o Incal Luminoso. Algo referente à dualidade do conflito básico de todas as coisas, como herói/covarde, luz/escuridão e etc. E Incal também é uma das obras mais importantes no gênero da ficção científica em quadrinhos. Os leitores brasileiros podem se aprofundar um pouco mais nesse universo em ''Antes do Incal - Volume Um'', lançado pela Devir Livraria.

Criado em 1981 pelo cineasta e quadrinista chileno Alejandro Jodorowsky e pelo ilustrador francês Moebius, Incal virou referência no que viria a ser a vertente cyberpunk da ficção científica. Um universo novo, cheio de possibilidades, com um personagem carismático, John Difool, em uma história de intriga e aventura, com boa dose de crítica à política e sociedade ''real''.

A exemplo do processo de criação de ''A Garagem Hermética'', de Moebius, os autores estabeleceram um ponto de partida mas não de chegada e muito do desenrolar da história foi ''feito na hora'', a partir de improvisação e, claro, talento de Jodorowsky e Moebius. Isso deu um ar ainda maior de imprevisibilidade e frescor à obra, sempre atual, mesmo mais de 25 anos depois.

A série, depois de influenciar inúmeros artistas ao redor do globo -especialmente os fãs da linha de ficção científica no rastro da Metal Hurlánt (ou Heavy Metal)- só acabou em 88 e, após o término, muita gente ainda ficou com vontade de ver mais sobre o Incal.

Assim, Jodorowsky resolveu revisitar seu mundo, só que desta vez sem a companhia de Moebius. Em seu lugar, entrou o não menos competente iugoslavo Zoran Janjetov, que chega a ser confundido com o francês de tão parecido que são os traços de ambos.

Em ''Antes do Incal - Volume Um'' a dupla explora um pouco da origem de John Difool e a construção da personalidade daquele que viria a ser o homem capaz de alteral a realidade em um futuro próximo.

Serviço - Antes do Incal - Volume Um é publicação da Devir Livraria, com 96 páginas coloridas no formato 21 x 28 cm, ao preço de R$ 42.

O material citado acima pode ser encomendado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade