Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

José Aguiar lança Folheteen no início de fevereiro

19 jan 2007 às 11:00
Calvin & Haroldo, Zumbis Marvel, Grandes Astros: Superman e Liberty Meadows estão previstos para breve; Che está nas bancas - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba - E o curitibano José Aguiar começou o ano aprontando novamente. O talentoso quadrinhista paranaense já disponibilizou uma prévia do que vem por aí no começo de fevereiro. É o álbum Folheteen, que sai pela Devir Livraria e reúne personagens de tiras publicadas pelo autor em jornais da Capital nos últimos anos.

Folheteen aborda gente-como-a-gente no cotidiano. Um dos exemplos é a adolescente Malu, que vive com todas aquelas crises existenciais bem peculiares dessa fase da vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O álbum é resultado de um concurso conquistado por Aguiar em 2005. O I Concurso Internacional de Histórias em Quadrinhos, organizado pela Devir e pelo Senac-SP, contemplou a curta Ponto Final com a publicação de todo o material de Folhateen, que ganhou uma ''turbinada'' do autor especialmente para essa nova impressão.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


O lançamento com noite de autógrafos em Curitiba acontece no dia 7 de feveiro, às 19h30, no mesmo endereço da Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão), onde está atualmente sediada a exposição Quadrinhofilia, do mesmo Aguiar. Em São Paulo, o álbum debuta oficialmente no dia 9 de fevereiro, na Quanta Academia de Artes, também às 19h30. Agende-se!

Publicidade



LANÇAMENTOS AGITAM O PRIMEIRO SEMESTRE


Conrad Editora, HQ Maniacs Editora e Panini Comics trazem uma enxurrada de novidades para o primeiro semestre do mercado nacional de quadrinhos. Por isso, guarde dinheiro, porque o trio promete publicações bastante respeitáveis por aqui.

Publicidade


A primeira grande novidade vem da Conrad, com a chegada da aguardada coleção de tiras de Calvin & Haroldo, a partir do The Complete Calvin & Hobbes, lançado originalmente nos Estados Unidos em 2005. A edição não tem a caixinha e apresentação de luxo, como na versão gringa, mas deve ser o grande motivo de cobiça de muito fã por aí nesse início de 2007. A primeira parte, O Mundo é Mágico, estará à disposição no final de fevereiro.


Outro destaque de peso é o tão esperado desembarque do trabalho do maluco Charles Burns. Black Hole, história de horror na Seattle dos anos 70, traz aquele misto de terror e suspense esquisitão à là David Lynch que tanto gostamos. A novidade chega por aqui em maio. Um pouco antes, a Conrad traz a Revolução, de Milo Manara, e Epicuro - O Sábio, de Willian Messner-Loebs e o imprevisível Sam Kieth.

Publicidade


Outros lançamentos da Conrad: Paradise Kiss, quadrinhos de meninas do japa Ai Yakawa sai em fevereiro; o folclore chinês vem em Viagem ao Oeste, em março, mês em que Evangelion também retorna; em abril, os europeus serão representados por Epilético, de David B., além de Verão Índio, de Hugo Pratt e Milo Manara.


A Panini, como é de praxe, também começa o ano com mudanças na linha mensal. As mais significativas no Universo Marvel são as duas novas revistas, Avante, Vingadores (com mix de Jovens Vingadores, Mulher Hulk e Fugitivos) e Marvel Action (ex-revista Demolidor, que traz o herói da Cozinha do Inferno, além do Pantera Negra e o retorno do Cavaleiro da Lua).

Publicidade


A Marvel também terá mais títlos na linha infantil Geração Marvel e nova série trimestral, Marvel Especial, com arcos completos. A ''saga do ano'' por aqui começa com os resquícios de Dinastia M, como Dizimação e Gênese Mortal, que finalmente resolve uma pendenga dos X-Men que fez os fanboys coçarem bastante a cabeça nos anos 90. O destaque fica por conta de Zumbis Marvel, aguardada e hilária versão ''morta-viva'' dos personagens clássicos da Casa das Idéias, que sai em Marvel Max.


Pela DC, a Panini programou o lançamento da linha All-Star -a resposta decenauta para o universo Ultimate da Marvel- com Grandes Astros: Batman e Robin (de Frank Miller e Jim Lee) e de Grandes Astros: Superman (da aclamada dupla de Novos X-Men, Grant Morrison e Frank Quitely).

Publicidade


A casa de Batman e Cia. ainda terá a nova série bimestral DC Apresenta, com arcos fechados, e Tomb Raider, da Top Cow, também tem lugar assegurado em minissérie.


A HQ Maniacs continua apostando no repertório da Image e promete lançar ainda no final deste mês, ou começo de fevereiro, dois títulos de sucesso na editora norte-americana. Liberty Meadows, trabalho de Frank Cho, especialista em desenhar mulheres boazudas e dono de um traço limpo, flexível e bastante autêntico, ganha versão nacional.

Publicidade


Savage Dragon, cria de Erik Larsen que chegou a ser publicada por aqui nos anos 90, terá nova edição, com sua origem, publicada recentemente nos Estados Unidos. Ufa! Programe sua verba!



CHE


A globalização, entre outras coisas, trouxe o interesse comum de culturas diferentes em relação ao que há por trás de ícones do pop mundial. Queira ou não, a imagem de Che Guevara é tão lembrada em estampas de camiseta como o ''S'' de Superman, um aparelho de Atari ou um simples ''Smile''. Os orientais resolveram então mostrar um pouco da vida do argentino, que tornou-se símbolo de luta e revolução.


O coreano Kim Yong-Hwe, dono de um traço hermético, dá quase uma aula sobre quem foi Che Guevara, revisitando os primeiros passos do guerrilheiro e os vários aspectos de sua vida, sempre de uma forma bastante didática e direta com o leitor.


A ''cartilha'' foi feita com padrões ocidentais -quase que para suprir a necessidade dessa história para o público de mangá dos EUA-, inclusive com o padrão de leitura da esquerda para a direita. As feições e a narrativa também têm influência dos americanos, com uma ''suavização'' nos traços dos personagens (especialmente os olhos) e ação mais direcionada para os movimentos e não para o tempo (como costuma acontecer nas produções japonesas).


Serviço - Che, com formato 14 x 21 cm e 248 páginas, custa R$ 23,50.


O material citado acima pode ser encontrado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.

Música+Quadrinhos - Misfits+Zumbis Marvel


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade