Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Os melhores quadrinhos de 2007

27 dez 2007 às 11:00

Na ordem: Ragú, Os Supremos, Lobo Solitário, Maakies, Liberty Meadows, Calvin & Haroldo, Desenhando Quadrinhos, Black Hole e Red Rocket 7
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba - A cada ano, o número de editoras e publicações têm aumentado no Brasil, seja devido ao interesse do público após o bombardeio de adaptações de quadrinhos nos cinemas, pelo amadurecimento do leitor brasileiro ou mesmo pelas próprias empresas, que têm visto no filão da Nona Arte algo a se prestar atenção nos últimos anos em solo tupiniquim.

O pessoal da revista eletrônica O Grito pediu uma colaboração para que eu e outros críticos de quadrinhos déssemos nossa opinião sobre os dez melhores lançamentos no mercado editorial brasileiro em 2007. Depois de escolhidos, achei injusto que os leitores do Bonde que não viram a lista no site dO Grito ficassem por fora das escolhas. Então aí vai o rol.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O critério de escolha é baseado na qualidade do roteiro e arte, da tradução em caso de material estrangeiro e, principalmente, o nível editoral de cada publicação. Em ano em que o mercado teve média de quase 200 lançamentos por mês, em mais de 16 editoras diferentes, o afunilamento para chegar aos dez melhores é tarefa difícil, não só pelo volume -ninguém consegue ler tudo que sai mensalmente por aqui- como também pela comparação entre obras tão boas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


O material listado abaixo, em ordem decrescente, saiu um pouquinho na frente.

Publicidade


10. Ragú (Independente) - O mercado independente no Brasil cresceu muito ultimamente e seria uma injustiça não ter nessa lista uma publicação sequer de autores que batalham para rodar material de qualidade. Ragú, o número seis, mostrou como é possível juntar bastante gente diferente com obras legais, sem aquela irregularidade característica das coletâneas, o formato preferido dos indies nacionais.


9. Os Supremos: Edição Definitiva (Panini Comics) - Nos Estados Unidos, os tradepaperbacks (leia-se encadernados) de arcos fechados de séries mensais são um sucesso. Por aqui a moda ainda não pegou, mas se depender dessa edição edição luxuosa da Panini, as coisas podem melhorar. Não dá pra parar de ler, o roteiro e arte são sensacionais, parece mesmo que estamos vendo um bom filme de ação com super-heróis. Pena que o precinho (R$ 79) não seja para todos os bolsos.

Publicidade


8. Lobo Solitário (Panini Comics) - Foi como a realização de um sonho ver toda a série publicada no Brasil, na íntegra. Precisaria de muito espaço para elogiar a história, que até hoje inspira muitos quadrinhistas por aí. E só o fato Panini ter publicado os 28 volumes, quase nove mil páginas de história de Itto Ogami e Daigoro, já merece menção como um dos melhores lançamentos do ano.


7. Maakies (Zarabatana Books) - A sensação é de estar vendo um desenho animado -inadvertidamente mixado com Bukowski- tomando whisky em uma roda gigante. Tão nauseante quanto divertido, a obra de Tony Millionaire é impagável, ácida e irresistível. E a editora lançou o material no formato 28 x 21 cm, ficou bacana.

Publicidade


6. Liberty Meadows (HQM Editora) - Sem exageros, o autor Frank Cho pode ser considerado um bom herdeiro de Bill Waterson (Calvin & Haroldo). Suas tiras são geniais, o humor nonsense, que vai do sutil ao pastelão em uma expressão, é inspirador. Legal a HQ Maniacs ter lançado o material por aqui no formatão e com capa protetora.


5. Calvin & Haroldo - O Mundo é Mágico (Conrad) - Calvin é realmente um dos personagens mais bacanas e carismáticos já criados nos quadrinhos. Impressionante como os fãs nunca se cansam de ler e reler suas aventuras. A edição, adequada e simples, ficou bem bacana por aqui.

Publicidade


4. Desenhando Quadrinhos (M. Books) - O material didático de Scott McCloud é tão bom que deveria ser livro obrigatório nas escolas e faculdades, não importa de que área. Tudo o que o autor diz nessa terceira edição de sua série sobre aprendizado em quadrinhos enriquece a vida de qualquer um, fã ou não da Nona Arte.


3. Black Hole (Conrad) - Todo mundo que gosta de ler algo realmente diferente, de qualidade, deveria ler os trabalhos de Charles Burns. E, finalmente, uma de suas melhores obras saiu por aqui. Enredo viciante, com jovens perdidos em meio a uma infecção misteriosa, com uma verdadeira aula de arte-final.

Publicidade


2. Red Rocket 7 (Devir) - Rock, alienígenas, ação, drama, romance e os traços de Mike Allred, um cara muito louco e autêntico. A edição nacional ficou bacana, quadrada igual um LP, só faltou o disquinho que saiu junto com a publicação nos Estados Unidos.


1. Laertevisão - Coisas que Não Esqueci (Conrad) - Os leitores já conheciam o trabalho e um pouco do artista. Mas essa edição, luxuosa e com um ar literário, conseguiu levar os fãs para dentro da cabeça do Laerte. Já viu a listinha de regras do ''Código de Guerra''? Imperdível.

Publicidade


Algumas publicações, como ''Os Sete Soldados da Vitória'' (Panini Comics), ''Justiça'' (Panini Comics), ''Piratas do Tietê'' (Laerte/Devir), ''5'' (Becky Cloonan, Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Grampá, Vasilis Lolos/Independente), ''Epiléptico'' (David B./Conrad), ''Fun Home'' (Conrad), entre outros, também merecem menção, mas acabaram ficando de fora.


As editoras prometem grandes surpresas em 2008, ano de filmes como ''Homem de Ferro'' e ''Batman - Cavaleiro das Trevas'', e, ao que tudo indica, os lançamentos devem ser ainda melhores no ano que vem. Difícil é controlar os gastos, mas, mesmo assim, o leitor agradece.

O material citado acima pode ser encomendado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade