Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Quarenta anos de política brasileira em quadrinhos

29 ago 2007 às 11:00
As charges e cartuns começam na época da ditadura, passam pelas Diretas Já, Plano Cruzado, impeachment, Itamar, FHC e Lula - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba - Dizem que brasileiro não tem memória, já que muito político comprovadamente corrupto costuma conseguir boa quantidade de votos para se reeleger. Talvez o povo precise mesmo de algo que traga à tona recordações pouco agradáveis. E, muito mais do que um registro cronológico do humor no Brasil, ''Pizzaria Brasil - Da Abertura Política à Reeleição de Lula'', é história viva do que aconteceu no País nos últimos 40 anos.

São 350 charges reunidas pelo jornalista Claudio de Oliveira, que assina boa parte delas, e que foram publicadas em vários periódicos -a exemplo de Pasquim, Bundas, Folha de S. Paulo, Folha da Tarde, entre outros- em quarenta anos de análise crítica por meio do humor, um verdadeiro panorama da História Socio-Política e Econômica do Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As charges e cartuns começam na época da ditadura, discursam sobre os ''Anos de Chumbo'', o famoso Ato Institucional nº 5, o AI-5, que limitou bastante a liberdade dos cidadãos brasileiros; passam pelo ''milagre econômico'' de Delfim Netto; revê as Diretas Já; critica os Planos Cruzado e Real; recordam o impeachment de Collor e eleição de Fernando Henrique e Itamar Franco; para, finalmente, avaliar o governo Lula.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


O livro segue a linha cronológica dos acontecimentos, com textos explicativos sobre o panorama de cada época e seus personagens. E, claro, tudo devidamente ilustrado, com o humor gráfico resumindo boa parte do sentimento dos eleitores de cada período.

Publicidade


Bastante didático, a publicação vem com uma lista das abreviações -inclusive dos partidos políticos citados- e de referências, para quem gostaria de se aprofundar e relembrar, para não esquecer. Aliás, o papel de Cláudio de Oliveira pode ser considerado bem-sucedido: aí está uma edição que poderia até servir como leitura em escolas, pois, além da história, o autor sintetiza como poucos o que foi o cenário político nacional nessas quatro últimas décadas.


Serviço: ''Pizzaria Brasil - Da Abertura Política à Reeleição de Lula'', de Cláudio de Oliveira, pela Devir Livraria. São 144 páginas, em formato 21 x 28 cm, ao preço de R$ 32.

O material citado acima pode ser encontrado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade