Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Sob escuridão total

12 dez 2007 às 11:00

Pôsteres dos filmes e as capas dos quadrinhos originais
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba - Prepare-se para ficar vários dias sob escuridão total. A Devir Livraria traz ao Brasil ''Whiteout - Morte no Gelo'', sobre um misterioso assassinato na véspera de seis meses de noite na Antártida, e republica ''30 Dias de Noite'', que trata de um ataque de vampiros à uma cidade onde o sol não nasce durante um mês. Ambas as edições já foram adaptadas ao cinema.

Em ''Whiteout'', os leitores são levados para uma base na Antártida, onde a policial Carrie Stetko precisa decifrar um misterioso assassinato no gelo antes que o dia termine. A pressa se dá pela mudança de clima, que causa seis meses de noite, justamente onde a estação McMurdo fica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O roteirista Greg Rucka, autor de romances policiais, traz o estilo literário cadenciado à edição, com um belo ''feijão com arroz'', com personagem carismática e verossímel, assim como bom coajuvantes, que dão um interessante suporte à trama. O único ponto desfavorável de seu argumento é que a história parece ter nascido justamente para ser adaptada às telonas. Às vezes faltam elementos de narrativa ''mais quadrinhos'' e ''menos cinema'' ou ''menos literatura'', como mais uso de ferramentas da nona arte na estrutura.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


O ilustrador Steve Lieber, conhecido por seus trabalhos em ''Grendel Tales'' e ''Civil War: Frontline'', é a escolha certa para obras em que a ilustração precisa apenas conduzir a trama sem se sobressair sobre o texto. Os desenhos cumprem a função de contar uma história gráfica mas não chegam a seduzir quem gosta mais de observar a parte visual do material.

Publicidade


''Whiteout'', publicada por aqui encadernada, saiu originalmente nos Estados Unidos via minissérie em quatro edições, pela Oni Press, e originou a premiada ''Whiteout: Melt'' e ''Queen and Country''. A adaptação, dirigida por Dominic Sena (''A Senha: Swordfish''), é estrelada pela bela Kate Beckinsale e deve chegar aos cinemas no ano que vem.


''30 Dias de Noite'' ganha sua segunda edição no Brasil devido ao lançamento do filme homônimo, que já estreou nos Estados Unidos e está em cartaz nos cinemas nacionais. A edição, escrita por Steve Niles e pintada por Ben Templesmith, explora a invasão de chupadores de sangue a Barrow, cidade no Alaska que passa trinta dias sem a luz do sol, devido a um fenômeno climático.

Publicidade


Em meio a um cenário romerista digno de ''Noite dos Mortos Vivos'', cabe ao casal Eben e Stella comandar um grupo de habitantes contra os vampiros. A edição é recheada daqueles clichês que adoramos nesse tipo de publicação: tensão entre os personagens, reflexões sobre vida e morte, comportamento em situações limítrofes e, claro, sangue, muito sangue.


A narrativa de Niles é bem fácil, fluída, e a arte, apesar de ''preguiçosa'' em algumas sequências (Templesmith chega a escrever ''monte de armas'' em um local em que ele não desenhou direito esse punhado de rifles e munições), sugere a atmosfera ideal para a matança entre vampiros e humanos. Vale a pena ver de novo. E depois ir ao cinema.


Serviço - ''Whiteout - Morte no Gelo'', tem formato 16,5 x 24 cm, com 128 páginas em preto-e-branco, a R$ 25. "30 Dias de Noite (2ª edição)" tem 88 páginas coloridas, formato 16,5 x 24 cm, e custa R$ 30.

O material citado acima pode ser encomendado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade