Boa forma

Substitua 4 exercícios 'inúteis' que você faz na academia

09 mai 2013 às 09:19

Uma matéria publicada pelo site do jornal The Huffington Post mostrou que alguns dos exercícios mais populares praticados na academia podem não ser tão eficientes quanto se imagina. A reportagem ouviu especialistas que apontaram quatro aparelhos que apresentam baixíssimos resultados e que podem ser substituídos por outros, capazes de trabalhar mais músculos ao mesmo tempo. Conheça quais são eles e aprenda como substituí-los para obter melhores resultados na hora de malhar:

Leg Press


Você pode até se sentir o Incrível Hulk quando levanta peso neste aparelho mas, de acordo com a personal trainer Lauren Gould, a máquina não é 100% efetiva. Isso porque você trabalha apenas um único grupo muscular, uma força que não se traduz nas atividades diárias.


Substitua por: agachamentos


Utilize todos os músculos das suas pernas com agachamentos variados. "Aproveite a variedade e desenvolva o tipo de força que você vai usar ao subir as escadas ou carregar uma carga pesada", explica Lauren. A medida que o exercício fica mais fácil, adicione pesos de mão para ver resultados no corpo inteiro.


Supino


Este exercício é reconhecido como uma ótima forma de fortalecer os peitoral e o tríceps, mas também pode trazer sérios problemas para os ombros. Além disso, o próprio exercício limita o movimento natural nas omoplatas, colocando uma enorme pressãona região. Por este motivo, alguns especialistas têm considerado o supino inseguro.


Substitua por: flexões de braço


Além de serem mais seguras, as flexões não exigem nenhum equipamento e trabalham os peitorais, os tríceps e os ombros. Além disso, pode ser feita de diversas formas diferentes, para trabalhar grupos musculares específicos ou aumentar a intensidade e complexidade do movimento.


Abdominais


Este clássico exercício precisa de uma atualização, de acordo com uma pesquisa da San Diego State University. O movimento tradicional é menos eficaz tanto para o músculo reto abdominal quanto para os oblíquos, ou os músculos da cintura. Além disso, como a subida requer mais força dos músculos frontais do que dos oblíquos, este movimento pode causar um desequilíbrio de força e trazer problemas nas costas.


Substitua por: prancha


Fazer o movimento da prancha requer uma ativação maior dos músculos oblíquos do que com uma abdominal tradicional. Além disso, pesquisadores descobriram que a prática nesta posição pode diminuir o risco de dor nas costas com a chegada da idade, isso porque ajuda a construir a força muscular preservando a coluna.


Pec Deck


Embora algumas pesquisas apontem este movimento como uma ótima forma de fortalecer o peitoral, o fato é que este aparelho coloca a articulação dos ombros em uma posição vulnerável. Sendo assim, pode trazer problemas para quem tem problemas nos ombros, mas também machucar esportistas saudáveis.


Substitua por: cruzamento de cabos

Utilizando os mesmos músculos utilizados no pec deck, este tipo de aparelho traz um fortalecimento mais rápido e efetivo, sem colocar em risco suas articulações. (Fonte: Terra)


Continue lendo