Comportamento

Conheça a história da vereadora mais velha do Brasil

01 nov 2016 às 13:53

A Dona Maria de Lourdes Beserra de Souza é a vereadora eleita mais velha do país, prestes a completar 89 anos em dezembro, ela está há 12 na Câmara Municipal de Curitiba. D. Lourdes sempre teve interesse pela política, mesmo sendo de uma época em que as mulheres não tinham tanta participação, ela decidiu seguir um caminho que acreditava e, após 30 anos como telefonista e então aposentada, percebeu que não queria uma vida monótona. Resolveu se candidatar e de primeira já conseguiu se eleger.

O resultado embora inesperado por ela, não foi tão surpreendente considerando seu currículo de trabalhos sociais. Ela participou de iniciativas que mantém até hoje, de maneira mais ampla como vereadora. Ela procura certidões de nascimento, casamento e de óbito pelo país inteiro, pois acredita que para haver justiça social e cidadania, os documentos são precisos. Em seu mandato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ela prioriza a justiça social, defende os direitos dos trabalhadores e pessoas marginalizadas. Ela explica que procura documentos dessas pessoas, porque sem documentação ninguém consegue nada, os direitos só vêm para quem é documentado.

Considerando a época em que nasceu e foi criada, D. Lourdes é otimista ao pensar a mulher na política, mas acredita que as mulheres deveriam participar mais do que o fazem atualmente. Em entrevista à revista TPM ela informou que se sente apoiada pela família, e aos 88 anos, não vê problemas em conquistar as coisas. Mãe de duas filhas - uma falecida - e oito netos, ela não acha que ainda tenha feito o suficiente. Ela se vê como alguém que não se impede de fazer as coisas por causa do tempo.

(Com informações de TPM)


Continue lendo