Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atração sexual

Entenda a química que desperta o amor à primeira vista

Redação Bonde
16 ago 2011 às 08:54
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Acontece com muita gente e talvez até você já tenha sido 'fisgado' por um amor à primeira vista. Quem já viveu essa situação não tem dúvida: depois de uns olhares furtivos e uma rápida checagem física, descobre que encontrou a pessoa certa para viver uma grande paixão.

Por outro lado, se você é um cético, e acredita que isso é papo de gente romântica, saiba que a ciência já comprovou que o amor à primeira vista existe. Aliás, essa "estratégia" rápida de se encantar pelo outro é muito utilizada por várias espécies de animais, que têm muito pouco tempo na natureza para "escolher" seu parceiro, já que as fêmeas ficam receptivas para fazer sexo com os machos por curtos períodos, além do risco dos predadores e concorrentes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com pesquisadores, é possível que tenhamos herdado esse comportamento. Uma pesquisa norte-americana constatou em uma amostragem de 100 casais, que 11% dos homens e mulheres se apaixonaram no exato momento que olharam para o parceiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


Química cerebral

Publicidade


Fisiologicamente, cérebro e corpo estão envolvidos nesse encantamento imediato, acionado pelo primeiro olhar. Estudos mostram que a atração e o desejo sexual são desencadeados por duas estruturas cerebrais: o hipotálamo e a amígdala - localizados na parte mais primitiva do cérebro, o sistema límbico, nossa "central das emoções". O hipotálamo é responsável pelos impulsos mais primordiais que temos como fome, sede e sexo. E a amígdala é o centro da excitação sexual.



Simultaneamente ao primeiro olhar, a química cerebral se altera e grandes quantidades de dopamina são liberadas provocando uma verdadeira onda de prazer, euforia e maior produção de testosterona, tanto no homem como na mulher. A testosterona é o hormônio responsável pela atração sexual.

Publicidade


Tudo isso acontece velozmente quando uma pessoa sente uma atração irresistível e incontrolável, ou seja, tem desejo intenso por outra. E esta focalização (um tanto obsessiva) imediata, desencadeada pelo olhar, tem um sentido biológico bem pragmático: procriação e manutenção da espécie. E uma curiosidade: em situações de grande risco de vida para os indivíduos, como guerras e catástrofes naturais, as pessoas tendem a se atrair sexualmente mesmo sem se conhecer...


Preferências físicas

Publicidade


O que atrai o homem e a mulher quando se olham? Veja abaixo as listas de preferências deles e delas.


Elas preferem homens com:

Publicidade


Traços faciais simétricos;
Juventude;
Altura maior (que a da mulher);
Peito e ombros largos;
Braços fortes;
Um pouco de barba;
Mandíbula e queixo "quadrados e marcantes";
Coxas musculosas;
Mãos grandes;
Abdome sarado.


Eles preferem mulheres com:


Traços faciais simétricos e finos;
Lábios carnudos;
Juventude;
Altura mediana (mas menor que a do homem)
Ombros não muito largos;
Seios grandes;
Abdome sarado;
Quadril largo;
Nádegas salientes;
Mãos finas;
Pernas bem torneadas.

Fonte: BBel Estilo de Vida


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade