07/12/19
32º/19ºLONDRINA
Atração sexual

Entenda a química que desperta o amor à primeira vista

Acontece com muita gente e talvez até você já tenha sido 'fisgado' por um amor à primeira vista. Quem já viveu essa situação não tem dúvida: depois de uns olhares furtivos e uma rápida checagem física, descobre que encontrou a pessoa certa para viver uma grande paixão.

Por outro lado, se você é um cético, e acredita que isso é papo de gente romântica, saiba que a ciência já comprovou que o amor à primeira vista existe. Aliás, essa "estratégia" rápida de se encantar pelo outro é muito utilizada por várias espécies de animais, que têm muito pouco tempo na natureza para "escolher" seu parceiro, já que as fêmeas ficam receptivas para fazer sexo com os machos por curtos períodos, além do risco dos predadores e concorrentes.

De acordo com pesquisadores, é possível que tenhamos herdado esse comportamento. Uma pesquisa norte-americana constatou em uma amostragem de 100 casais, que 11% dos homens e mulheres se apaixonaram no exato momento que olharam para o parceiro.


Química cerebral

Fisiologicamente, cérebro e corpo estão envolvidos nesse encantamento imediato, acionado pelo primeiro olhar. Estudos mostram que a atração e o desejo sexual são desencadeados por duas estruturas cerebrais: o hipotálamo e a amígdala - localizados na parte mais primitiva do cérebro, o sistema límbico, nossa "central das emoções". O hipotálamo é responsável pelos impulsos mais primordiais que temos como fome, sede e sexo. E a amígdala é o centro da excitação sexual.



Reprodução
Reprodução



Simultaneamente ao primeiro olhar, a química cerebral se altera e grandes quantidades de dopamina são liberadas provocando uma verdadeira onda de prazer, euforia e maior produção de testosterona, tanto no homem como na mulher. A testosterona é o hormônio responsável pela atração sexual.

Tudo isso acontece velozmente quando uma pessoa sente uma atração irresistível e incontrolável, ou seja, tem desejo intenso por outra. E esta focalização (um tanto obsessiva) imediata, desencadeada pelo olhar, tem um sentido biológico bem pragmático: procriação e manutenção da espécie. E uma curiosidade: em situações de grande risco de vida para os indivíduos, como guerras e catástrofes naturais, as pessoas tendem a se atrair sexualmente mesmo sem se conhecer...

Preferências físicas

O que atrai o homem e a mulher quando se olham? Veja abaixo as listas de preferências deles e delas.

Elas preferem homens com:

Traços faciais simétricos;
Juventude;
Altura maior (que a da mulher);
Peito e ombros largos;
Braços fortes;
Um pouco de barba;
Mandíbula e queixo "quadrados e marcantes";
Coxas musculosas;
Mãos grandes;
Abdome sarado.

Eles preferem mulheres com:

Traços faciais simétricos e finos;
Lábios carnudos;
Juventude;
Altura mediana (mas menor que a do homem)
Ombros não muito largos;
Seios grandes;
Abdome sarado;
Quadril largo;
Nádegas salientes;
Mãos finas;
Pernas bem torneadas.

Fonte: BBel Estilo de Vida

Redação Bonde
comentários
Continue lendo
Responsabilidade social

Sustentabilidade na empresa: saiba como engajar os funcionários

Veja mais e a capa do canal