Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais!

Jornalistas fundam movimento contra o assédio no ambiente jornalístico

Marina Gallo - Redação Bonde
25 mar 2017 às 12:58
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ano passado, o caso da estagiária de jornalismo que foi demitida uma semana depois de sofrer assédio sexual do cantor Biel deixou muitas jornalistas mulheres incomodadas. A estagiária denunciou o caso à polícia, e o portal fez reportagens sobre o assunto, que ganharam dimensão nacional.

Janaina Garcia, jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), fez uma publicação em seu Facebook sobre o caso. "Quando soube, por amigas minhas que trabalhavam no Portal Ig, eu achei isso um absurdo. 'Como a pessoa, sendo a vitima, é punida?'".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sua publicação foi compartilhada por muitas pessoas e sensibilizou colegas da profissão. Veio a ideia, em parceria com a jornalista Thaís Nunes, de produzirem um vídeo sobre o assunto e, a partir disso, criaram um grupo no Whatsapp para relatar assédios, tanto de fontes como de chefes. Foi assim que o Jornalistas Contra o Assédio surgiu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


"O movimento nasceu de forma espontânea", conta Janaina, "porque os relatos que começaram a surgir eram muitos e vimos uma necessidade de fazer algo a respeito. Quando o vídeo foi ao ar, aquilo aumentou de uma forma imensa".

Publicidade


O movimento completa um ano em junho e tem uma Fanpage onde publica notícias e informações que possam ser úteis ao público. "Nós, jornalistas, falamos de assédio mas não falamos sobre os assédios que nós mesmas sofremos." A página no Facebook do movimento já recebeu diversas denúncias.


Segundo Janaina, homens e mulheres têm que lutar juntos contra esse assunto, que parece tabu. "E desde já, tentamos ampliar o diálogo. Buscamos falar para as pessoas de maneira mais ampla, porque os homens também sofrem assédio. Essa é uma causa que trata de igualdade e respeito. Independente de gênero."

Publicidade


Falar sobre assédio no meio jornalístico é uma forma de outros profissionais começarem a ter consciência do que acontece no meio de trabalho deles. E o movimento estimula essa conversa entre as mulheres. "Isso ajuda a desnaturalizar comportamentos que estavam cristalizados. Quando você fala que alguma prática não é correta, as pessoas ouvem. Nós somos formadoras (es) de opinião e não só dentro da redação."


O sindicato dos jornalistas de São Paulo criou um canal em que as mulheres podem fazer denúncias de assédio, mas o projeto precisa ser mais divulgado. "É comum a vítima de assédio silenciar ou se sentir culpada. Precisamos começar a constranger as práticas de assédio. É um trabalho longo, estamos no começo, mas é preciso mostrar para as empresas e para as fontes que não aceitaremos mais situações que eram consideradas naturais", diz Janaina.

Hoje, a página no Facebook Jornalistas contra o assédio tem mais de 19 mil seguidores, recebe denúncias e compartilha informações sobre o assunto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade