Comportamento

Quatro passos para valorizar uma pessoa muito importante: você!

26 fev 2014 às 11:08

Em vários momentos difíceis da nossa vida, em que precisamos de apoio e equilíbrio, acabamos abandonando a única pessoa que nos acompanhará a vida toda, independentemente de qualquer circunstância: nós mesmos. Mas como isso é possível? Veja a seguir quatro situações:

Negando ou ignorando nossos sentimentos


Normalmente, quando estamos fragilizados, tentamos passar por cima dos nossos sentimentos. Por vários motivos tentamos esquecer ou fingir que eles não existem. Devemos estar presentes e aceitar nossos sentimentos. Senti-los, entendê-los e legitimá-los.


Julgando-nos


Acabamos repetindo críticas que nos foram feitas na infância quando fazíamos algo errado: "Você não fez a coisa certa"; "Você tomou a atitude errada". Estas críticas foram incorporadas por nós mesmos, se tornaram nossa realidade e viraram crenças limitadoras. Todas as vezes que nos julgamos com crítica, estamos nos rejeitando.


Fuga


Muitos buscam em outras fontes evitar encarar seus sentimentos de tristeza, desapontamento e angústia. Vão de encontro à comida, medicamentos, bebidas, entre outros, na tentativa de esquecer o que não querem encarar.


Vitimização


Acontece quando culpamos os outros pelos resultados dos acontecimentos da nossa vida. Transferimos a responsabilidade dos nossos atos a qualquer outra pessoa do presente ou passado, menos a nós mesmos.


Situações difíceis são inevitáveis, então, devemos saber que, em primeiro lugar, temos que contar com nós mesmos para resolvê-las e depois buscar ajuda se for necessário.


Contar conosco significa encarar o que sentimos, sem nos julgar. Enfrentar o que tiver que acontecer e nos responsabilizar pela nossa parte.


Com isso, os resultados dos grandes problemas mudarão, pois você não estará virando as costas para si próprio, mas sim, se respeitando e podendo contar com a pessoa mais confiável que conhece: você!

*Por Margareth Signorelli, coach de relacionamento e terapeuta EFT (www.conexaocoach.com.br).


Continue lendo