Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de uma milionária

Quer ter dinheiro? Defina um objetivo e trace um plano

Redação Bonde
06 out 2009 às 09:26
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nada de cortar cartões de crédito, deixar de comprar o sapato que gostou ou deixar de fazer aquela viagem só para economizar. Para Kim Kiyosaki, autora do livro "Mulher Rica", ficar milionária ou ter uma situação financeira estável não significa abdicar das coisas boas da vida. Ao contrário, é viver a vida que se quer.

Porém, segundo Kim, muitas mulheres priorizam a sua vida financeira apenas quando passam por situações extremas, como um divórcio. "A qualidade de vida de uma mulher cai 45% no primeiro ano de separação", afirmou Kim, em palestra realizada na Expo Money 2009, em São Paulo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, deixar a vida financeira em segundo plano não é apenas falta de interesse. "As mulheres não foram preparadas, como os homens, para cuidar de suas próprias finanças", considera. Por isso, para elas, o caminho rumo à riqueza parece ser mais árduo que para eles.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


Caminho do ouro

Publicidade


Não tem jeito. Para Kim, ou as mulheres traçam um plano para alcançar a independência financeira concreta, ou vão continuar trabalhando o resto da vida para ter uma vida que não querem ou dependerão sempre de alguém.


Segundo a autora, que desistiu da carreira em Marketing para atuar no mercado imobiliário, não importa o lugar do mundo, os problemas que impedem que as mulheres sejam independentes financeiramente são parecidos. "Não é só o medo de errar, de perder dinheiro, é o medo de lidar com ele".

Publicidade


Porém, se conseguir ser rico fosse tão simples, todo mundo seria. "Precisamos entender o que queremos e traçar um plano", afirma. " Investir não é tão complicado quanto parece, só é preciso alguma educação financeira e empenho".


Para ser rica

Publicidade


Antes de colocar tudo no papel, Kim dá a dica: "o mais importante é saber qual investimento é melhor para você, mas é preciso que você goste, que você se interesse".


Para facilitar, ela lista quatro grandes investimentos possíves: negócios (investimento em empresas); mercado imobiliário; papéis ( ações, títulos) e commodities. "Veja o que é melhor para você, o que se encaixa no seu perfil".

Publicidade


Kim afirma que investir "não é nenhum bicho de sete cabeças" e lembra que errar é normal e que é preciso aprender com os erros. "O primeiro investimento é sempre um salto no escuro".


Depois de definido o tipo de investimento que se quer fazer, é preciso entender tudo sobre ele. A autora ressalta que são necessárias muita pesquisa e informação sobre o investimento que você escolheu.

Publicidade


Além disso, para ela é preciso entender que não se acumula dinheiro apenas para gastar, é preciso ter fluxo de caixa. "A ideia é que entre mais dinheiro do que saia. É isso que vai te dar liberdade".


Autoconhecimento

Publicidade


Agora está tudo certo: você decidiu o investimento certo para você, começou a investir e entendeu que o volume de dinheiro que entra tem que ser maior do que o que sai e se pergunta: Vou ser rica? Não, ainda. Para Kim, tudo pode parecer certo no papel, mas na prática pode dar errado caso um detalhe não seja visto com atenção: olhar para si mesmo.


"É preciso entender que, para que a minha vida mude, eu preciso mudar", afirmou. "O mundo está mudando e se não mudarmos junto, vamos ficar trás". Por isso, antes de traçar seus planos rumo à riqueza, se pergunte: o que você mudaria na sua vida? O que é preciso para que ela mude? "A única pessoa que controla o seu destino é você", reforçou a milionária.


Brasileiras à frente

Kim comentou que as mulheres no mundo todo estão se tornando cada vez mais empreendedoras e as brasileiras não são diferentes. "As brasileiras tem grande espírito empreendedor e estão no caminho certo". (Com informações do Infomoney)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade