Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Seu corpo

Até quando as irregularidades menstruais são normais?

Redação Bonde*
22 mar 2011 às 08:53

Compartilhar notícia

A partir do terceiro ano os de ciclos menstruais devem ser regulares, ou seja, ter um intervalo de 22 a 35 dias - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma das queixas mais comuns em consultas ginecológicas são de problemas relacionados à menstruação. Que problemas são estes? O que deve ser tratado? O que pode ser considerado normal?

A partir da primeira menstruação, menarca como chamamos, podem existir alterações nos padrões do ciclo menstrual normal. Até dois a dois anos e meio depois da primeira menstruação podem ocorrer alterações por imaturidade da glândula que regula a liberação de hormônios que fazem menstruar. Neste período pode-se menstruar de uma a três vezes ao mês ou ficar mais de dois meses sem menstruar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A partir do terceiro ano os de ciclos menstruais devem ser regulares, ou seja, ter um intervalo de 22 a 35 dias do primeiro dia da menstruação ao primeiro dia da próxima menstruação. Um exemplo para entender: se você menstruou dia 01/01, depois 05/02 e 28/02 considera-se que sua menstruação está normal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Quando a mulher entra no climatério (período que antecede a menopausa) novamente ocorre uma alteração natural no ciclo menstrual, que voltam a ser mais curtos ou mais longos.

Publicidade


Apesar destes períodos de oscilação dos ciclos, a mulher deve procurar o ginecologista sempre que desconfiar que algo não vai bem. O exame ginecológico exclui doenças do trato genital que ocasionam alterações na menstruação como por exemplo "feridas" do colo do útero, que podem sangrar e ser erroneamente confundidas com a menstruação. Outros problemas que podem alterar a menstruação são listados abaixo, assim como seus sintomas mais comuns:


Ovários micropolicisticos: são pequenos cistos no ovário que alteram os hormônios e, consequentemente, a menstruação. O problema pode fazer com a mulher fique muito tempo sem menstruar, provocaaumento de peso, de pelos e acne. A menstruaçãoa também pode ocorrer com intervalo menor que 22 dias.

Publicidade


Cisto no ovário: neste caso existe um cisto grande em um dos ovários podendo causar dor ou não. As alterações na menstruação ocorrem, mas é raro vir acompanhado de acne e aumento de pelos.


Miomas: são tumores benignos do útero, antigamente conhecidos também como quistos. Em pacientes pré-dispostas pode levar a um aumento do fluxo menstrual e cólicas. Algumas mulheres têm miomas, mas não desenvolvem nenhum tipo de sintoma.

Publicidade


Alterações hormonais: alguns hormônios podem alterar também o ciclo menstrual como por exemplo os da tireóide.


Uso de medicações: algumas medicações, como os antidepressivos, também podem alterar o ciclo menstrual.


Cirurgias: laqueaduras e cirurgias nos ovários podem alterar a menstruação. Seja qual for o seu problema, é muito importante anotar o dia da menstruação e sempre detalhar todos os sintomas a seu médico.

*Por Maria Beatriz Piraí de Oliveira, ginecologista e obstetra


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo