Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde Infantil

Bactéria 'do bem' promete solucionar cólicas em bebês

Redação Bonde*
17 set 2010 às 14:15

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitos bebês sofrem sérios problemas de cólicas, dificilmente tratados. Os choros ininterruptos, com mais ou menos três horas de duração, são indicativos do problema, que acontece devido a uma "imaturidade" do sistema digestivo do bebê, o qual leva à fermentação e aos gases. Sem recursos para ajudar, os pais recorrem às massagens na tentativa de aliviar a situação da criança. A questão agora, é que a massagem pode estar com os dias contados.

A equipe do médico Italiano Francisco Savino, do Hospital Infantil Regina Margherita, em Turim, na Itália, descobriu uma solução contendo um lactobacilo – bactéria do bem – que ameniza as cólicas intestinais. O estudo italiano, como mostra a Revista ISTOÉ, foi feito com 50 bebês que manifestavam claramente o problema por meio de choro contínuo ou expressões de incomodo ou dor. Foi demonstrado que as crianças mais prejudicadas choravam mais de três horas. Acredita-se, ainda, que um dos fatores responsáveis pelas cólicas se relacione com a dieta da mãe durante o período de gestação. Na lista dos possíveis alimentos causadores, está o feijão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


No estudo, metade dos bebês recebeu, diariamente, durante três semanas, dez gotas de uma solução com a bactéria L. reuteri Protectis. O remédio foi dado pela manhã, meia hora antes de serem amamentados. O restante recebeu placebo. Ao final da experiência, as crianças que usaram a solução probiótica (que contém bactérias para ajudar no funcionamento do aparelho digestivo) passaram a chorar cerca de 35 minutos por dia. As que tomaram placebo, 90 minutos. Em entrevista a Revista ISTOÉ, Savino disse que "essa constatação sugere que a L.reuteri tem potencial para servir como um novo e seguro meio terapêutico contra as cólicas infantis".

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween

Ainda não se sabe como o lactobacilo atua no sistema digestório. Nas cobaias, o microorganismo reduziu as contrações intestinais. Sabe-se que eles são mais resistentes, pois resistem à digestão normal e chegam ao intestino para realizar as funções benéficas sobre as respostas inflamatórias e imunológicas do organismo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo