Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Detecção de sintomas

Câncer de mama: cuidados básicos para o diagnóstico precoce

Redação Bonde com Assessoria
22 set 2017 às 08:45
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres e representa 25% dos tumores malignos diagnosticados anualmente no Brasil. A cada hora cerca de 6 mulheres recebem este temível diagnóstico. O maior problema, é que uma parcela significativa destas mulheres, só descobre a doença quando sua progressão já alcançou um estágio avançado. Salientemos que mesmo quando diagnosticada e tratada precocemente, dependendo de várias condições, como o fator genético, quase 1/3 das pacientes evolui para as metástases.

O ginecologista Claudio Basbaum esclarece abaixo as principais dúvidas sobre o câncer de mama.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mulheres mais jovens podem apresentar câncer de mama?

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Sim. Cada vez se diagnostica com mais frequência e maior precocidade. Isto se deve ao maior reconhecimento da existência da doença, através dos métodos de imagem (ultrassonografia mamária, mamografia, mamografia digital ou mesmo ressonância magnética das mamas), que dão maior precisão na identificação da formação suspeitada.

Publicidade


Qual o momento ideal par a se fazer o autoexame?


O auto-exame não dispensa a necessidade da mamografia, sempre orientada e solicitada por um especialista após cuidadoso exame clínico das mamas. O momento ideal para a auto-avaliação das mamas é logo após o final de um fluxo menstrual, fase em que os hormônios ovarianos estão em níveis mais baixos. Para as mulheres que não menstruam, seja em função de histerectomia já realizada, as menopausadas ou as que estão sob uso de medicação hormonal para suspender a menstruação, deverão observar qual o momento em que notaram alterações em uma ou em ambas as mamas e repetir o mesmo tipo de controle com 30 dias de intervalo, observando se persistem as alterações.

Publicidade


Como deve ser feito o auto-exame?


O auto-exame deverá sempre ser orientado pelo médico especialista. Em termos gerais, deverá obedecer a um certo "ritual":

Publicidade


1. As mamas deverão estar umedecidas ou melhor ainda, ensaboadas, o que dá uma maior precisão para o reconhecimento de algum eventual "caroço" ou assimetria; Durante o banho fica mais fácil.


2. Elevar o braço do mesmo lado da mama que se pretende examinar, colocando a mão na nuca, com a finalidade de permitir que a mama " se espalhe" sobre o tórax;

Publicidade


3. Com a outra mão, deslizar a palma com suave pressão, desde a base para o centro da mama, em direção ao mamilo, " no sentido dos raios de uma roda";


4. Com a mesma mão, prosseguir em um "alisamento" da mama, fazendo movimentos circulares, girando em torno da mesma, de fora para dentro até a região da aréola mamária.

O que deve ser observado?

Publicidade


Alterações na forma, mudança de cor, textura e/ou temperatura na pele das mamas, presença de nódulo, superfície com aspecto de "casca de laranja", diferença no tamanho das mamas, surgimentos de sulcos ou depressões em áreas localizadas. A saída de qualquer líquido através dos mamilos, sobretudo de sangue, pode ser um sinal importante de alerta. O reconhecimento de qualquer um ou mais de um destes sinais requer a visita imediata ao especialista.


Todo "caroço" é câncer?

Publicidade


Absolutamente não. Toda alteração visível ou observada pela palpação da mama durante o autoexame deverá ser avaliada com muito critério por um ginecologista ou de preferência por um mastologista, que são os profissionais habilitados à complementação do estudo da alteração existente para o seu diagnóstico preciso.


Pode ser confundido com uma glândula ou inflamação?


Sim. Como o tecido mamário é muito rico em glândulas, não é incomum o surgimento de nódulos isolados ou múltiplos (lesões benignas chamadas adenomas ou fibroadenomas), sobretudo nos dias que precedem as menstruações. As inflamações (mastites) não são comuns durante a vida. Surgem mais associadas ao período de lactação, em consequência da má higienização dos mamilos, com consequente penetração de bactérias pelos ductos mamários do leite, podendo infectar e causar a formação de abcessos . Pode também ser notado ocasionalmente em consequência de escoriações ou picadas sobre a pele das mamas.


O nódulo mamario maligno é dolorido?


Não. Infelizmente, a doença maligna da mama, sobretudo no seu início, não provoca nenhum alerta de dor. Os sintomas dolorosos normalmente só se fazem presentes quando a doença já está muito avançada. A dor que surge nas mamas (mastodinia) são relativamente comuns, desde a adolescência, no período pré-menstrual ou durante a menstruação, momento no qual o tecido glandular mamário fica mais "ativo" e ingurgitado em função das mudanças hormonais do ciclo menstrual.


A liberação de secreção no mamilo é um sinal de alerta?


O aparecimento e a persistência de prurido, feridas, lesões crostosas e secreção ( descarga mamilar), especialmente com sangue, são importantes sinais de alerta.


Qual a idade mais comum para o aparecimento do câncer de mama? A partir de que idade a mulher deve fazer o exame mamográfico?


Quando já existir casos da doença na família, sobretudo mãe, irmã, tia ou avó materna, recomenda-se iniciar o controle anual a partir dos 25 anos. Importante polêmica surgiu no final de 2015, em consequência à decisão da Associação Americana de Câncer (ACS), que passou a recomendar a realização das mamografias a partir dos 45 anos de idade, anualmente e até os 54 anos, prosseguindo com intervalos de 2 anos, com exceção das mulheres com alto risco para o desenvolvimento da doença.


No Brasil, em função do reconhecimento do elevado numero de mulheres que morreram de doença mamaria maligna na faixa etária entre 40 e 49 anos de idade, as sociedades médicas no nosso país, entre as quais a Sociedade Brasileira de Mastologia, defendem que "a realização de mamografias de rastreamento anuais a partir dos 40 anos de idade deve ser direito de toda mulher".


Com qual periodicidade deve ser realizada a mamografia?

No Brasil, recomenda-se a realização da mamografia anualmente, e sem limite máximo de idade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade