Em dia

Cinco problemas causados pelo uso constante de roupas apertadas

25 abr 2016 às 09:13

Quem nunca teve um jeans superapertado? Pode até parecer que não, mas o uso de roupas que apertam muito podem trazer consequências muito desagradáveis. Calças apertadas, principalmente as que são feitas com tecido grosso acabam dificultando o retorno do sangue venoso, que fica concentrado na parte inferior do corpo, gerando graves problemas de circulação.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 17% da população sofre com problemas vasculares. Então, para tirar suas dúvidas, confira a lista dos principais problemas causados pelo uso de roupas apertadas.


1. Varizes: é o principal problema. Com a roupa apertada, certamente a circulação nas pernas será prejudicada, levando a formação dos primeiros vasinhos. E não são só as calças apertadas as causadoras do problema. Meias, meias-calças e cintas também podem geral esse problema. Se há casos de varizes na sua família ou se você toma algum tipo de contracepção hormonal que altera a regulação hormonal, prefira peças mais largas.


2. Infecções ginecológicas: quando a roupa está apertada não há oxigenação na região genital. Com isso irão morrer algumas bactérias e algumas outras ruins para o corpo irão proliferar. Além disso os vasos presentes na região genital são bem sensíveis e não devem ficar pressionados o tempo todo.


3. Dores nas costas: qualquer coisa que acaba comprimindo os nervos acaba dando dores nas costas, porque muda o eixo da gravidade. Quando esse eixo muda acaba causando o estresse em outros pontos da coluna que não estão acostumados.


4. Digestão: roupas muito apertadas atrapalham na hora da alimentação e nas duas horas seguintes, onde ocorre a digestão. Isso acontece porque o organismo tira sangue dos músculos para mandar para o estômago e fazer a digestão. Se a pessoa usar roupa muito justa, tem dificuldades de oxigenação, então o sangue fica parado, consequentemente, o alimento também.


5. Respiração: um cinto apertado demais prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo. Você tem respiração curta na maior parte do dia, ou seja, a inspiração só chega até a parte alta do tórax. Com isso, as trocas gasosas não acontecem de maneira eficiente e seu corpo acumula mais gás carbônico, que é prejudicial para o organismo. A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade.

(Fonte: Diário de Biologia)


Continue lendo