Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prevenção

Curitibanas fazem exames gratuitos de osteoporose

Redação Bonde
09 out 2009 às 11:58

Compartilhar notícia

O hospital universitário evangélico de Curitiba está disponibilizando, gratuitamente, exames de triagem da osteoporose em mulheres acima de 55 anos - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate a Osteoporose, a indústria farmacêutica Eli Lilly promove, no Hospital Universitário Evangélico, uma campanha visando detectar de forma precoce mulheres portadoras de osteoporose, sobretudo aquelas que já chegaram à menopausa e que possuem características que favorecem o aparecimento dessa doença.

A empresa está disponibilizando, gratuitamente, para moradoras da cidade, máquinas de calcâneo para a realização de exames de triagem da osteoporose em mulheres acima de 55 anos. Essa iniciativa tem início no próximo dia 5 e vai até 9 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 17h. Para fazer o exame, é necessário agendamento prévio no local.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cerca de 80 pessoas serão beneficiadas por dia, totalizando no final da campanha 400 atendimentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Simples e rápido, o ultrassom de calcâneo é indicado para mulheres que na pós-menopausa tenham duas ou mais das seguintes características: fumante; cor branca ou amarela; vida sedentária; histórico familiar de osteoporose com mãe, avó ou irmã; realização de terapia com corticóides por mais de três meses; antecedência de fraturas de baixo impacto ocorridas na idade adulta em coluna vertebral, fêmur ou punho.

Publicidade


Diagnóstico


Independente do resultado, as pessoas serão orientadas a levar o exame para um médico especialista avaliar, pois o ultrassom de calcâneo é apenas um rastreamento da osteoporose e não serve como único método diagnóstico. Para fazer o diagnóstico da doença são necessários exames adicionais, dentre eles a densitometria óssea.

Publicidade


Sobre a osteoporose


A osteoporose torna os ossos frágeis e sujeitos a fraturas. Doença silenciosa e debilitante, que atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens, é um sério problema de saúde pública que pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte. É conseqüência da perda de tecido ósseo que ocorre mais intensamente após a menopausa. Os custos de tratamento são altos e o impacto sócio-econômico é grande. Assim sendo, é fundamental que a osteoporose seja detectada precocemente e tratada para que se diminua o risco de fraturas.


No Brasil, aproximadamente sete milhões de mulheres, ou seja, 30% das brasileiras que já passaram pela menopausa, convivem com esta doença.

Serviço:
Triagem da osteoporose
Quando: até 9 de outubro
Local: Hospital Universitário Evangélico (Rua Francisco Rocha, 1262, Champangnat)
Horário: das 9 às 12h e das 13 às 17h
Gratuito, mas é necessário agendamento prévio no local.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo