30/05/20
24º/LONDRINA
|
Hidrate-se!

Entenda como a água ajuda a prevenir infecções urinárias no verão

Apesar do calorão, muita gente ignora a necessidade do organismo ingerindo quantidades mínimas de líquidos

Com a chegada do verão, suamos mais e desidratamos rapidamente, daí a necessidade de ingerirmos mais água para repor a perda de líquidos. No entanto, apesar do calorão, muitas pessoas esquecem de tomar água, o que pode facilitar a incidência de infecções urinárias e desencadear problemas renais mais graves. Em média, dois litros de água por dia já são suficientes para garantir a saúde de uma pessoa adulta, independente da época do ano.

Além de não se hidratarem de forma adequada, muitas pessoas ainda têm o mal hábito de adiar o máximo possível a ida ao banheiro. "Na correria do dia a dia muita gente não vai ao banheiro, deixando que a urina se concentre na bexiga. Isso predispõe muito à infecção urinária, já que a urina auxilia a limpeza do canal da uretra e evita a retenção de bactérias no local", orienta Thadeu Brenny Filho, chefe do Serviço de Urologia e Transplante Renal do Hospital São Vicente, de Curitiba.


A infecção urinária tem como sintoma mais comum a dor ao urinar e vontade incontrolável de ir ao banheiro várias vezes ao dia, eliminando pouca urina e consequente sensação de peso na bexiga. "A urina pode ser bem clara ou escura e ter cheiro forte, muitas vezes lembrando amoníaco. Febre alta e dor lombar são sinais de gravidade de que bactérias atingiram os rins", explica o médico.

Reprodução
Reprodução


Segundo Brenny, os sintomas do problema renal, que pode ter iniciado com um quadro de infecção urinária, são dores abdominais, geralmente de um lado só, acompanhada de dor ao urinar, febre, enjoos ou vômitos. Contudo, para evitar o quadro mais grave, é importante consultar o médico periodicamente, mesmo sem dor ou sintoma aparente. "Se há infecção urinária de repetição, exames de imagem solicitadas pelo médico são necessários, principalmente no homem que não tem infecção urinária sem uma causa definida", detalha. De acordo com o médico, no homem, problemas urinários são indícios de pedra nos rins, prostatite ou diabetes.

Irritação pode indicar infecção urinária em crianças

O médico explica que os pais devem estar atentos ao comportamento das crianças para identificarem problemas urinários. De acordo com ele, a irritabilidade no momento de urinar é um sintoma importante. "Os exames são na maioria invasivos e incômodos à criança. Os pais devem desconfiar de infecção urinária se a criança está abaixo do crescimento para a idade, irritada e com alguma indisposição. Muitas vezes pode não haver febre como primeiro sinal de infecção", detalha.

Mal feminino

A infecção do trato urinário (ITU) é um mal que afeta principalmente as mulheres - cerca de dois terços delas já experimentaram ao menos um episódio de infecção urinária. O problema é caracterizado pela presença de micro-organismos na urina, o que leva à inflamação das vias urinárias e rins. A infecção pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos que se multiplicam no interior da uretra e conseguem atingir a bexiga. Apesar de apresentar maior incidência em mulheres, pode acometer também homens e crianças (em especial meninas ainda no uso de fraldas). A própria anatomia feminina facilita o aparecimento das infecções urinárias, já que a uretra da mulher é bastante curta (tem cerca de 5 cm), facilitando a entrada de agentes nocivos na bexiga.

Para evitar o surgimento da infecção é essencial ingerir muita água e ir ao banheiro com frequência e higienizar a região íntima. Também é importante urinar após as relações sexuais para promover uma limpeza natural da uretra.
Redação Bonde
Continue lendo
Novo normal
Confira 5 razões para escrever seus planos pós-pandemia
29/05/2020 10:56
Menos estresse
Posturas de yoga ajudam a fortalecer o sistema imunológico
29/05/2020 10:34
Dicas
Veja os cuidados básicos que os homens precisam ter com os cabelos
29/05/2020 08:48
Mindfulness
Veja como conquistar a atenção plena em atividades do dia a dia
28/05/2020 11:34
Cuidado!
Confira 5 hábitos indispensáveis para se proteger de cibercrimes
28/05/2020 10:10
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados