Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acompanhantes de parto

Londrina terá curso inédito para formação de doulas

Redação Bonde
01 out 2010 às 10:51

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para resgatar a emoção perdida no parto, pela hospitalização e posterior modernização das técnicas, resurgiu há alguns anos a figura da doula, palavra de origem grega que significa "mulher que serve". A função é exatamente essa: auxiliar no trabalho de parto não apenas fisicamente, mas também emocional e psicologicamente. A doula acompanha a parturiente antes, durante e depois do parto.

Corajosas e determinadas, as doulas tranquilizam as futuras mamães e ajudam em diversos aspectos, como encontrar posições mais confortáveis para o parto, técnicas de respiração eficazes e medidas naturais de alívio a dor (massagens, banhos, relaxamentos, etc). Vale lembrar que a doula não faz procedimentos médicos como o toque, mas ajuda a gestante a se levantar, estimula a caminhada e pode fazer massagens para diminuir a dor, além de conversar sobre a evolução do trabalho de parto, contrações e dilatação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a Associação Nacional de Doulas, a demanda por esse serviço no Brasil ainda é pequena quando comparada a outros países, mas vem crescendo significativamente. Isso porque cada vez mais mulheres desejam que seus filhos cheguem ao mundo através de um parto humanizado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Enquanto a Organização Mundial de Saúde considera aceitável uma taxa de cesárea anual não superior a 15%, cerca de 80% dos partos realizados nas maternidades brasileiras são cesarianas, cuja utilização indiscriminada é muito criticada por alguns médicos. Segundo o Royal College of Obstetricians de Londres, a mulher que faz uma cesárea sem necessidade corre quatro vezes mais risco de ter complicações posteriores. Na Inglaterra, a taxa de cesáreas fica em torno dos 20%, índice também acima do recomendado.

Publicidade


Curso em Londrina


Com foco no parto humanizado, pela primeira vez Londrina vai receber um curso de capacitação de doulas. Será de 9 a 12 de outubro, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


O curso tem como público-alvo professores, estudantes, voluntárias e profissionais das áreas de saúde e educação. A realização é da Associação Nacional de Doulas (ANDO), de Campinas, com apoio da UEL, Grupo de Parto Alternativo da Unicamp, Espaço Dar a Luz e Rede pela Humanização do Nascimento. O evento terá como palestrantes, a doula Lucia Stajano, o médico José Hugo Sabatino, ambos de Campinas, e a professora Silvia Cordeiro, do Departamento de Psicologia e Psicanálise da UEL.

Mais informações e inscrições na página www.doulando.blogspot.com.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo