Todo mundo sabe que a prática de esportes traz benefícios ao organismo e melhora a qualidade de vida. Também é comum entre os médicos o consenso de que a natação é eficaz para combater a asma. Agora, um estudo da Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, confirmou esta hipótese, mostrando que a natação pode ser um tratamento não-farmacológico eficaz para crianças e adolescentes com asma.
Segundo os autores, além de não provocar ataques de asma, como ocorre com outros esportes, a natação proporciona desenvolvimento físico e psicológico normal, bem como o aumento do volume dos pulmões e o desenvolvimento de boas técnicas.
Para realizar a pesquisa, foram analisadas crianças com idades entre sete e 12 anos em dois grupos – um participou de um programa de natação por seis semanas, além do tratamento regular da asma; enquanto o outro fez apenas o tratamento convencional. Todas as crianças apresentaram melhora significativa em vários aspectos, como sintomas em geral, número de visitas ao médico, ronco, respiração pela boca e autoconfiança. Já os que fizeram natação mostraram um diferencial no que diz respeito aos benefícios adicionais no condicionamento físico.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
Os autores destacaram que além de ser um ótimo exercício para as crianças com asma, a natação continuou mostrando benefícios para a saúde por pelo menos um ano após a conclusão do programa de natação. Sendo assim, os pesquisadores ressaltam que esta prática esportiva é uma abordagem complementar ao tratamento convencional de asma.