Os pés são à base do alinhamento e sustentação do corpo. Desde que aprendemos a andar, nossos pés sofrem varias alterações até encontrar um melhor ponto de equilíbrio, desenvolvendo a postura e alinhando toda a estrutura esquelética do nosso corpo através de tendões, articulações e músculos, passando pelo tornozelo, pernas, joelhos, quadris, regiões lombares e cervicodorsal.
Da mesma forma, o modo como se pisa ou o tipo de pisada pode ser a origem de uma série de dores, já que a maneira como se caminha pode desenvolver o desequilíbrio corporal. A pisada pode refletir problemas decorrentes desse desequilíbrio, bem como determinar algumas disfunções no sistema postural. As dores nas costas lideram as queixas. Alterações no equilíbrio comprometem a região lombar, o quadril, os joelhos, os tornozelos e os pés.
A Podoposturologia é uma técnica francesa da área da fisioterapia que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo através de exames especializados que geram a prescrição de palmilhas proprioceptivas, que podem ser usadas tanto na prevenção como na cura dos problemas. A técnica corrige vícios posturais decorrentes dos desequilíbrios que comprometem a saúde tanto de atletas quanto de pessoas sedentárias.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
As palmilhas são confeccionadas em EVA, borracha feita da mistura de etil, vinil e acetato, material usado em calçados esportivos de última geração e que propicia sensação de conforto e bem estar. A avaliação podoposturológica é realizada pelo fisioterapeuta através de várias etapas.
A técnica orienta o corpo para seu centro gravitacional correto, mudando o equilíbrio e ajustando os estímulos neurológicos para esta nova posição. As palmilhas prescritas são compostas por elementos denominados de "peças podais" que atuam em pontos específicos dos pés estimulando todos os grupos musculares a trabalharem a mesma medida, reestruturando toda a região envolvida no processo possibilitando assim a correção postural do paciente.
"Na maioria dos casos, o uso das palmilhas é provisório. Há problemas que são solucionados entre 45 dias a seis meses, outros em um, dois ou três anos", declara Mauro Pedroni Junior, fisioterapeuta e diretor da FisioClínica Londrina, no Paraná. "Após a reprogramação postural, o paciente deve estabelecer uma rotina no seu dia a dia, percebendo e reeducando seus hábitos posturais nas atividades diárias", complementa Vidigal Afonso Gasparini, fisioterapeuta responsável pela Corpo Equilíbrio Fisioterapia, clínica localizada na capital de São Paulo
Não apenas utilizadas para efeito de correção, as palmilhas podem ser utilizadas também para prevenir e manter a boa postura, tanto para o dia-a-dia quanto para praticas esportivas. Neste segundo caso, são desenvolvidas as chamadas Palmilhas Esportivas, capazes de absorver parte do impacto dos pés no solo e devolver essa energia em forma de impulso. "Essas palmilhas termo moldadas são confeccionadas com base nas regiões plantares que mais necessitam de atenção para que os atletas tenham um melhor conforto, propulsão e absorção de impacto na prática do esporte", afirma Pedroni. São direcionadas para o futebol, tênis, golfe, caminhada, corrida, voleibol, basquete, squash, academia ou poliesportiva.
Postura correta
Corrigir a postura somente leva tempo e atenção. A melhor forma de corrigir como senta e fica em pé é prestar atenção e reparar. Má postura sentada ou em pé é um hábito ruim que é aprendido e pode ser mudado com um pouco de esforço.
Serviço:
www.fisioclinicalondrina.com.br
www.corpoequilibriofisioterapia.com.br