Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desenhos na pele

Veja que cuidados ter antes, durante e depois da tatuagem

Redação Bonde
19 abr 2012 às 08:52
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A arte de tatuar o corpo é uma prática milenar. Os egípicios já utilizavam a tatuagem para diferenciar tribos, marcar acontecimentos importantes e principalmente como ato religioso. Mesmo passados mais de cinco mil anos, a técnica de imprimir desenhos na pele não mudou quase nada. No entanto, houve grandes avanços nos cuidados com a pele e com a higiene. As regras para evitar infecções, alergias e contaminações são essenciais para deixar o procedimento mais seguro.

O tatuador Edgard Ghilardi Junior, conhecido como Dada, do Dada Tattoo Studio, reforça essa ideia e diz que é preciso ter muita atenção na hora da escolha do estúdio de tatuagem. "Verificar se o ambiente está de acordo com as normas de higiene, ver fotos de trabalhos já realizados e conversar com o tatuador é importante para poder escolher o profissional certo", afirma Dada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estúdios de tatuagens passam por uma inspeção anual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde é verificada a estrutura e assepsia do estabelecimento, por isso, peça sempre o alvará de funcionamento desses locais. Tintas, agulhas e acessórios também devem ter registro sanitário. Henrique Mattos, tatuador da New Wind Tattoo analisa que ter responsabilidade na hora de decidir quem vai deixar uma marca permanente na sua pele é indispensável para evitar problemas futuros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Durante

Publicidade


Depois de ter escolhido o estúdio e o profissional, está na hora de sentir na pele as agulhadas. Mas antes preste atenção se o tatuador lava as mãos com água, sabonete e álcool 70% antes do procedimento. Mesmo com as mãos lavadas, é imprescindível o uso de luvas. A área da pele onde será feita a tatuagem também deve ser lavada e limpa com álcool para total desinfecção.


As agulhas que serão utilizadas devem ser descartadas após o uso, por isso exija que o profissional abra a embalagem na sua frente, assim você terá certeza que ela não ainda foi usada. Certifique-se também de que o estúdio esteriliza materiais não descartáveis, como a ponteira da máquina onde a agulha é encaixada. A esterilização deve ser feita em autoclave (aparelho que utiliza a pressão para esterilizar materiais cirúrgicos), onde a ponteira deve ser deixada por aproximadamente 40 minutos, segundo Dada. Antes da esterilização é necessário lavar a biqueira em água corrente com uma escova e colocá-la em uma cuba ultrassônica por 30 minutos. Depois é preciso deixá-la em um recipiente com produtos químicos específicos para limpeza de peças cirúrgicas de 2 a 24 horas. Após esse período, a biqueira deve ser envelopada e levada à autoclave.

Publicidade


A tinta a ser utilizada deve ser colocada em pequenos copinhos e o que restar deve ser descartado, não podendo nunca ser reutilizada em outra tatuagem. Henrique adverte que a tinta também tem contato com o sangue e pode transmitir doenças, caso seja compartilhada.


Reações alérgicas à tinta podem acontecer, mas não são comuns. Dada afirma que não é possível diagnosticar se isso irá ocorrer ou não. "Não existem testes que comprovem a alergia, então é preciso ter atenção para ver como a pele reage", aponta o tatuador. Segundo Henrique, as cores que mais apresentam possibilidade de hipersensibilidade são as vermelhas e azuis. "Elas possuem em sua pigmentação maior quantidade de ferro e mercúrio, que acabam tendo maior probabilidade de desenvolver alergias", relata Henrique. Caso você perceba que está saindo muita secreção da tatuagem e a vermelhidão não diminui, procure um dermatologista.

Publicidade


Depois


A parte mais importante da tatuagem é a cicatrização. Edgard lembra que o êxito não depende apenas do profissional, mas também dos cuidados que o cliente tem depois de feita a tatuagem. "Para um trabalho bonito, 50% da responsabilidade é minha e 50% é do cliente", afirma.

Publicidade


Os profissionais enfatizam a necessidade de cuidados nessa fase e dão dicas que ajudam na hora da cicatrização:


Cancele academia e não faça esforços físicos por pelo menos duas semanas após a realização do procedimento. "Se a tatuagem tiver casquinha, o exercício físico pode fazê-la rachar e o desenho pode ficar falhado", avisa Henrique.

Publicidade


Lave sempre com sabonete líquido e água, retirando todo vestígio de sangue e secreção, mesmo que doa.


Após a lavagem, faça um curativo com plástico filme (usado para embalar alimentos). "Além de proteger a área tatuada, o plástico filme também impede que a secreção seque e forme cascas muito grossas. Ele também ajuda na hora da limpeza", diz Henrique. Esse curativo deve ser feito até o terceiro dia ou quarto após o procedimento.

Publicidade


Não coma alimentos muito gordurosos e esqueça camarão e carne de porco. "Esses alimentos aumentam a possibilidade da pessoa desenvolver uma hipersensibilidade e atrasam o tempo de cicatrização", informa o tatuador.


Pomadas cicatrizantes podem ser passadas sobre a pele, mas sempre em quantidades pequenas (ela deve ficar transparente), mas Henrique afirma que a pomada não é parte essencial da cicatrização. "A própria pele reage ao machucado e consegue responder sozinha", relata.


De maneira alguma retire a casquinha ou coçe a tatuagem, se o fizer o desenho pode ficar com falhas.

Sempre use protetor solar nas tatuagens. Ele garante que as cores ficarão vivas e o desenho perfeito. (Fonte: BBel Estilo de Vida)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade