A depilação não precisa ser um bicho de 7 cabeças e nem sinônimo de tortura. O procedimento dói, mas, com a cera correta para cada tipo de pele e pelo, o processo fica mais fácil, menos dolorido e não agride tanto a derme. Por exemplo, a cera quente sem papel é menos dolorida, ela endurece assim que entra em contato com a pele e adere melhor aos pelos. Mas, essa não é a única precaução a se tomar, já que os ativos presentes na fórmula podem ajudar, e muito, a hora da depilação. Para diferentes tipos de pele e pelo, cada cera tem a sua função específica para tornar o processo mais agradável à pessoa.
A cera que contem algas marinhas é ideal para os pelos mais grossos e resistentes. Além disso, as algas promovem uma regeneração rápida da pele. Já a cera com maracujá é ideal para as peles mais sensíveis e pelos finos, e, o maracujá ajuda a acalmar a pele, pois, as peles mais delicadas tendem à uma maior irritação.
Para quem sofre com os pelos encravados, a cera mais indicada é a composta com mel e aloe vera. "Essa cera tem propriedades antiinflamtórias, secativa e descongestionante. Ótima para ser utilizada em peles desidratadas e com foliculite", explica a cosmetóloga, Lucienne Souza. Para não ter problemas durante a depilação, vale lembrar que a cera tem que ser passada no sentido de crescimento do pelo e retirada no sentido contrário. Também é importante manter a mão firme e puxar rapidamente o produto. "Por se tratar de um produto quente é importante verificar a temperatura da cera, tem que colocar na pele e ver se a pele aguenta", completa Lucienne.