Já faz um século que as mulheres começaram a invadir o guarda-roupa masculino, e ainda hoje apostam nesse look. Na mais recente releitura do velho tema, jaquetas, camisas, blazers e shorts boyfriend são as peças queridinhas das mulheres. No final do ano passado, algumas celebridades começaram a apontar que a tendência andrógina iria se estender e se adaptar às próximas estações. Não deu outra. No próximo inverno, a alfaiataria promete virar hit, como mostraram alguns os desfiles no Fashion Rio/Inverno 2011.
Quem também andou trocando o vestido por terno foi a atriz, Leighton Meester. Ela apareceu de gravata no Gotham Independent Film Awards, no final do ano passado. Antes dela, a apresentadora de televisão Alexa Chung optou pelo estilo andrógino no Metropolitan, em Nova York. E Sarah Jessica Parker surgiu com um modelito de gala masculino no casamento do seu amigo no filme "Sex and the City 2".
A influência masculina em coleções femininas também fez parte dos desfiles do estilista Carlos Miele e da marca TNG, no Fashion Rio. Miele brincou com sobreposições - destaque para a combinação de vestidos bem femininos e blazers boyfriend - e mistura de texturas como seda, couro, lã e pele. Já a TNG mostrou uma alfaiataria mais transgressora, influenciada pelo universo beatnik. Calças jeans com aspecto vintage e lavagens mais desgastadas coordenadas com sapatos, camisas e blazers com cortes bem masculinos.
Leia mais:
Blogueira da Zona Norte de Londrina se destaca em reality show falando sobre moda
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Coco Chanel usou as primeiras calças masculina no início do século passado, escandalizando a sociedade quando se vestia como um homem, na maioria das vezes usando roupas dos seus amantes. A atriz Marlene Dietrich também chocou a sociedade ao vestir um look masculino no filme "Marrocos", de 1930.
A atriz Audrey Tauton em cena do filme sobre Coco Chanel