Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sufrágio Feminino

89 anos do voto feminino no Brasil: conheça a história

Heloisa Corso - Estagiária*
24 fev 2021 às 17:14
- Rovena Rosa/ Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Atualmente todo o cidadão brasileiro acima de 16 anos pode votar, mas nem sempre foi assim. Neste dia 24 de fevereiro, é celebrado 89 anos da conquista do voto feminino no Brasil. A permissão do voto desta camada da sociedade foi garantido através de um decreto assinado pelo então presidente da república em 1932, Getúlio Vargas, que tornou também o voto obrigatório e secreto: "é eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de gênero, alistado na forma deste código”.


A luta pelo direito da mulher teve início com a proclamação da república, em 1889. É neste momento que as mulheres começam a se posicionar e buscar os mesmo direitos que os homens. Onze anos depois, nasce o primeiro partido da mulher, o Partido Republicano Feminino, fundado pela professora Leolinda de Figueiredo Daltro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A primeira conquista do movimento sufragista aconteceu cinco anos antes do decreto de Vargas, com o reconhecimento do alistamento eleitoral feminino no estado do Rio Grande do Norte. O movimento da época acreditava que as desigualdades legais, econômicas e educacionais não seriam corrigidas enquanto os homens não tivessem que prestar contas a um eleitorado feminino.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


É através de conquistas como essa que as mulheres passaram a ganhar mais espaço e voz no cenário político e econômico brasileiro. Dados da Justiça Eleitoral de 2018 mostram que 52% do eleitorado brasileiro é formado por mulheres, isso significa que mais da metade dos eleitores brasileiros. Como Bertha Lutz, maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, já dizia: "recusar à mulher a igualdade de direitos em virtude do sexo é negar justiça à metade da população”.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade