Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lei Maria da Penha

A cada quatro minutos, uma mulher é vítima de violência

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 set 2019 às 14:50
- Marcos Santos/USP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados do Ministério da Saúde, ligados ao Sinan (Sistema Informação de Agravos de Notificação) mostram que o Brasil registrou um aumento nos casos de violência contra mulheres no país: a cada 4 minutos, uma mulher é agredida.

O levantamento estabelece relação com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que apontam que a taxa de mortes de mulheres bateu recorde. Só no ano passado foram registrados mais de 145 mil casos de violência — física, sexual, psicológica e de outros tipos — em que as vítimas sobreviveram.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"Isso demonstra que é necessário que haja, urgentemente, a efetivação das políticas públicas previstas na Lei Maria da Penha. A lei não é somente repressiva, ela também denota a importância da prevenção, portanto a questão da educação e outros pontos são fundamentais para se contrapor a este quadro de violência extrema", destaca Edson Knippel, advogado, doutor em Direito e Processo Penal e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna

Imagem de destaque
Neste sábado

Mulheraço na ExpoLondrina terá Adriana Pontin abordando o papel da inteligência estratégica

Imagem de destaque
Pesquisa

Mulheres devem ser principais cuidadoras de filhos recém-nascidos para 69%, diz Datafolha

Com visão semelhante, Rogério Cury, especialista em Direito e Processo Penal, também professor do Mackenzie, destaca que a lei, criada em 2006, trouxe uma nova estrutura e, consequentemente, um avanço legislativo fundamental no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Entretanto, para ele, "ainda é necessário um esforço muito maior do Estado para que se faça, efetivamente, valer tudo aquilo que a Lei Maria da Penha, acertadamente, prevê para que essas mulheres sejam melhor atendidas".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade