Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alerta ginecologista

Adolescentes devem ser empoderadas sobre o próprio corpo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 mar 2019 às 17:20
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cada vez mais empoderadas, as meninas de hoje em dia, futuras mulheres, estão mais conscientes sobre suas escolhas em relação ao próprio corpo e suas vontades. Apesar do número de adolescentes grávidas estar diminuindo consideravelmente ano a ano, o índice ainda é bastante alto e acima da média das Américas. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), a taxa mundial de gravidez adolescente é estimada em 46 nascimentos para cada mil meninas entre 15 e 19 anos, enquanto que na América Latina e Caribe é de 65,5 nascimentos. No Brasil, chega a 68,4 nascimentos para cada mil adolescentes.


Uma gestação na adolescência acarreta em uma mudança para a vida toda, pois interfere nos estudos e afeta, principalmente, o desenvolvimento psicológico das meninas. Assim, um dos caminhos para que este índice continue em queda é munir as meninas de informação e empoderá-las. Segundo a ginecologista coordenadora médica de qualidade do dr.consulta, Mariana Rosário, a primeira visita a um ginecologista deve ocorrer logo após a primeira menstruação. "Em geral, a mãe é quem acompanha a jovem nesta primeira visita, até para obter informações também sobre o desenvolvimento da filha. Vale ressaltar que é essencial a médica ganhar a confiança da paciente", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes da primeira relação sexual, é importante que as jovens passem em um especialista para que se preparem para este acontecimento e adquiram orientações sobre métodos contraceptivos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. "As chances de uma menina engravidar na primeira relação sexual são exatamente as mesmas de mulheres que não usam métodos preventivos, ou seja, 20%. Os contraceptivos mais indicados para a adolescência são: camisinha, anticoncepcional, adesivo e implantes", explica a médica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


Também é indicado que, ao menos uma vez ao ano, as meninas passem no ginecologista, para acompanhar seu desenvolvimento e o de órgãos sexuais, além de adquirir informação e conhecimento sobre seu próprio corpo e realizar exames de rotina. "Além de orientações sobre anticoncepção e DSTs, o médico dará orientações sobre higiene pessoal, menstruação e seus efeitos colaterais, entre outras questões que mexem diretamente com a saúde da mulher", revela a médica.

Dentre as principais dicas para que as adolescentes cresçam com saúde e de acordo com a sua idade, estão fazer acompanhamento frequente com médicos especialistas e seguir à risca suas orientações. "Isso é importante porque cada pessoa é única e a medicina adequada àquele tipo de corpo, personalizada, é muito mais efetiva", finaliza a especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade