29/09/20
Tire suas dúvidas

Confira mitos e verdades sobre a higiene íntima feminina

Mesmo com os avanços e com as conquistas de direitos das mulheres, a higiene íntima feminina é um assunto envolto por tabus. Por isso, é comum que existam muitas dúvidas relacionadas ao tema. Abaixo você confere perguntas comuns respondidas por Erica Mantelli, médica ginecologista e especialista em saúde sexual:

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash


Usar desodorante íntimo é indicado

Mito. "O uso de desodorante íntimo não é indicado, pois ele pode, com o tempo, prejudicar a região genital. Apenas a higienização adequada no local é suficiente", explica. Caso a mulher apresente odor desagradável, deve procurar o ginecologista para avaliação.

Existe uma maneira e uma frequência ideais de se fazer a higiene íntima da mulher

Verdade. "A maneira ideal é que seja realizada a lavagem da região com água e sabonete, podendo ser feita durante o banho, uma a duas vezes por dia. Não há necessidade de lavagem em excesso porque pode tirar a proteção natural da região, e essa retirada a proteção pode desencadear infecções", afirma a especialista.

A higiene íntima após a relação sexual não evita infecções genitais

Mito. A higiene íntima é importante para evitar infecções genitais e também infecções urinárias após a relação sexual, fazendo assim uma lavagem do canal uretral.

O sabonete íntimo é indicado

Verdade. O sabonete íntimo tem o pH fisiológico ligeiramente ácido para manter a vagina com a sua acidez ideal. "Usar sabonete com outro tipo de pH pode alterar o da região genital, predispondo a região a infeções vaginais. Porém, é importante conversar com o ginecologista para usar o sabonete íntimo adequado, pois alguns contêm muito conservantes ou substâncias químicas que podem, também, a longo prazo e em excesso, causar infecções vaginais."

O sabonete íntimo não precisa ser colocado diretamente na região íntima, a mulher pode colocar na mão, fazer espuma e depois aplicar na região para lavagem adequada.

Fazer a higiene íntima com vinagre é um método seguro e eficaz

Mito. "O uso do vinagre não é um método seguro, ele não deve ser realizado indiscriminadamente, apenas com indicação médica dependendo do tipo de patologia que a mulher apresenta", aponta.

Usar calcinhas de algodão é mais indicado para a higiene íntima da mulher

Verdade. Isso porque esse tipo de tecido permite a livre circulação de ar na região, não abafando. Tecidos sintéticos podem deixar a região mais abafada, e com isso causar mais infecções genitais. Portanto, o melhor tipo de lingerie para o dia a dia é a calcinha de algodão, e deixar os de outros tecidos para alguma situação mais especial.

Usar lenços umedecidos é prejudicial para a higiene íntima da mulher

Verdade. "O lenço umedecido pode ser utilizado em situações de exceção, como quando a mulher está fora de casa, em um ambiente de trabalho ou fazendo uma viagem de avião e está no período menstrual, por exemplo, e quer fazer uma higienização rápida. Porém, ele não deve ser utilizado todos os dias porque podem causar ressecamento da região, atrapalhando a acidez do local e também tirando a barreira protetora", conta Erica.

Fazer a higiene íntima com bicarbonato é um método seguro e eficaz

Verdade. A lavagem com bicarbonato também deve ser feita com indicação médica. É muito utilizado em alguns casos de vulvovaginites, porém também precisa ser feita com indicação médica, pois nem todas mulheres devem realizar isso com frequência, já que, ao invés de ajudar, pode acabar atrapalhando, dependendo do tipo de infecção vigente.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Continue lendo
Veja as dicas
Como prevenir o envelhecimento natural da pele?
29 SET 2020 às 10h44
Cuide-se!
Três passos para a esfoliação perfeita de rosto e barba
29 SET 2020 às 09h59
Análise
Barraco no Leblon mostra como corpo de mulher ainda é alvo de controle, afirma professora
29 SET 2020 às 09h20
É seguro?
Atendimento odontológico: como está a adaptação durante a pandemia?
28 SET 2020 às 09h22
Análise
Eleição tem recorde de mulheres candidatas e, pela 1ª vez, mais negros que brancos
28 SET 2020 às 08h47
Saiba mais
Algoritmos falham ao tentar prever trajetória de vida de indivíduos
28 SET 2020 às 08h41
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados