Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tire suas dúvidas

Confira mitos e verdades sobre a higiene íntima feminina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 abr 2020 às 11:16
- Reprodução/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo com os avanços e com as conquistas de direitos das mulheres, a higiene íntima feminina é um assunto envolto por tabus. Por isso, é comum que existam muitas dúvidas relacionadas ao tema. Abaixo você confere perguntas comuns respondidas por Erica Mantelli, médica ginecologista e especialista em saúde sexual:

Usar desodorante íntimo é indicado

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mito. "O uso de desodorante íntimo não é indicado, pois ele pode, com o tempo, prejudicar a região genital. Apenas a higienização adequada no local é suficiente", explica. Caso a mulher apresente odor desagradável, deve procurar o ginecologista para avaliação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Evento grátis

Práticas ESG em foco no "Mulheraço" da ExpoLondrina 2024

Imagem de destaque
Paul Nassif

Médico que conserta plásticas na TV faz apelo às brasileiras: 'Parem de injetar substâncias ilegais'

Imagem de destaque
Saída provisória

Ministra das Mulheres diz que R$ 5 milhões compram liberdade de um estuprador já condenado, sobre Daniel Alves

Imagem de destaque
Brasil

Mulheres recebem salários 19,4% menores que homens, diz relatório do governo


Existe uma maneira e uma frequência ideais de se fazer a higiene íntima da mulher

Publicidade


Verdade. "A maneira ideal é que seja realizada a lavagem da região com água e sabonete, podendo ser feita durante o banho, uma a duas vezes por dia. Não há necessidade de lavagem em excesso porque pode tirar a proteção natural da região, e essa retirada a proteção pode desencadear infecções", afirma a especialista.


A higiene íntima após a relação sexual não evita infecções genitais

Publicidade


Mito. A higiene íntima é importante para evitar infecções genitais e também infecções urinárias após a relação sexual, fazendo assim uma lavagem do canal uretral.


O sabonete íntimo é indicado

Publicidade


Verdade. O sabonete íntimo tem o pH fisiológico ligeiramente ácido para manter a vagina com a sua acidez ideal. "Usar sabonete com outro tipo de pH pode alterar o da região genital, predispondo a região a infeções vaginais. Porém, é importante conversar com o ginecologista para usar o sabonete íntimo adequado, pois alguns contêm muito conservantes ou substâncias químicas que podem, também, a longo prazo e em excesso, causar infecções vaginais."


O sabonete íntimo não precisa ser colocado diretamente na região íntima, a mulher pode colocar na mão, fazer espuma e depois aplicar na região para lavagem adequada.

Publicidade


Fazer a higiene íntima com vinagre é um método seguro e eficaz


Mito. "O uso do vinagre não é um método seguro, ele não deve ser realizado indiscriminadamente, apenas com indicação médica dependendo do tipo de patologia que a mulher apresenta", aponta.

Publicidade


Usar calcinhas de algodão é mais indicado para a higiene íntima da mulher


Verdade. Isso porque esse tipo de tecido permite a livre circulação de ar na região, não abafando. Tecidos sintéticos podem deixar a região mais abafada, e com isso causar mais infecções genitais. Portanto, o melhor tipo de lingerie para o dia a dia é a calcinha de algodão, e deixar os de outros tecidos para alguma situação mais especial.

Publicidade


Usar lenços umedecidos é prejudicial para a higiene íntima da mulher


Verdade. "O lenço umedecido pode ser utilizado em situações de exceção, como quando a mulher está fora de casa, em um ambiente de trabalho ou fazendo uma viagem de avião e está no período menstrual, por exemplo, e quer fazer uma higienização rápida. Porém, ele não deve ser utilizado todos os dias porque podem causar ressecamento da região, atrapalhando a acidez do local e também tirando a barreira protetora", conta Erica.


Fazer a higiene íntima com bicarbonato é um método seguro e eficaz

Verdade. A lavagem com bicarbonato também deve ser feita com indicação médica. É muito utilizado em alguns casos de vulvovaginites, porém também precisa ser feita com indicação médica, pois nem todas mulheres devem realizar isso com frequência, já que, ao invés de ajudar, pode acabar atrapalhando, dependendo do tipo de infecção vigente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade