Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tire suas dúvidas!

Mitos e verdades sobre infecção pelo fungo cândida e alimentação

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 jun 2020 às 09:36
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudos apontam que o acúmulo de alumínio, chumbo, arsênico e mercúrio estimulam o supercrescimento da cândida. E a intoxicação de metais no intestino estimula organismos como fungos - no caso, a cândida - e bactérias a crescer desesperadamente, já que os organismos se ligam aos metais.

A cândida é uma levedura presente em pequenas quantidades na microbiota gastrointestinal. Ela trabalha na digestão e na absorção de nutrientes e seu crescimento é limitado pelo sistema imunológico e pelas bactérias promotoras da saúde presentes no trato digestivo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a nutricionista Luanna Caramalac, o fator emocional também pode ser um gatilho para infecção pelo fungo cândida de repetição. Todos passam por momentos de estresse, e isso leva a emoções e comportamentos que, somados, podem desencadear a infecção crônica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


Além disso, o uso de medicamentos, deficiências de vitaminas e minerais e alimentação inflamatória podem ser razões para o crescimento da cândida. "Por isso, é importante avaliar o todo sempre, identificar a raiz do problema e tratar a causa”, reforça a médica.

Publicidade


Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre a infecção pelo fungo cândida e a alimentação, explicados pela nutricionista:


Cândida de repetição afeta pessoas com sistema imunológico enfraquecido?

Publicidade


Verdade. Pessoas que consomem alimentos inflamatórios, passam por estresse crônico e possuem deficiências nutricionais e intoxicação de metais estão mais suscetíveis à infecção, pois esses fatores interferem justamente na imunidade.


Má alimentação pode contribuir para o surgimento da infecção pelo fungo cândida?

Publicidade


Verdade. Uma alimentação repleta de produtos industrializados, açúcares e bebidas alcoólicas pode colocar o organismo em estado de alerta, agravando ou até sendo a principal causa de infecções por fungos.


Para evitar a infecção, é necessária uma dieta balanceada, rica em vitaminas, minerais e proteínas. Esses são os nutrientes que aumentam a imunidade. Além disso, é recomendável praticar atividade física, ter uma vida saudável e evitar o estresse crônico.

Publicidade


O consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas não contribuem para a infecção pelo fungo cândida?


Mito. Principalmente as bebidas fermentadas, como a cerveja, também podem contribuir para o desequilíbrio da microbiota como um todo, favorecendo o crescimento fúngico e acabam piorando os sintomas da infecção.

Publicidade


Nos casos em que a infecção se repete com frequência é indicado o uso de probióticos?


Depende. Muitas pessoas acham que tratar a causa é sempre tomar probióticos. Contudo, nem sempre é assim. É necessário limpar o terreno biológico, mudar a alimentação, verificar se há gatilho de estresse crônico.

Publicidade


Se houver necessidade, o profissional nutricionista irá prescrever a suplementação ou indicar o uso de kefir ou kombucha. Muitas vezes, se o uso de probióticos for logo iniciado, pode agravar o quadro.


Diminuir o consumo de alimentos com ação anti-inflamatória também ajuda a controlar o desenvolvimento da colônia e evitar novas crises?

Mito. O ômega 3, um ácido graxo poli-insaturado, pode ser importante nesses casos, pois contribui bastante para aumento da imunidade e para o combate da inflamação e pode ser encontrados nos peixes de águas frias e profundas. Os alimentos com importante ação anti-inflamatória são a cebola, o alho e o própolis, que podem fazer parte da dieta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade